Livro de atas do XII Congresso da Lusocom – Cibercultura, regulação mediática e cooperação

Sumário

[download integral] PDF [9,8 MB]
  444 pp.
Nós e laços PDF
Madalena Oliveira, Silvino Lopes Évora 7-10
Lusofonía e o sentido do encontro PDF
Margarita Ledo Andión 11-13

Comunicação e representações identitárias

Ativismo feminista no Facebook: uma análise comparada das páginas Não me Kahlo (Brasil) e Capazes (Portugal) PDF
Mara Magalhães, Lidia Marôpo, Inês Amaral 15-26
Procura de novos mercados para os produtos audiovisuais da eurorrexión Galicia-Norte Portugal. Estudo de caso en Newark PDF
Marcos Taboada García 27-37
O enquadramento jornalístico e a construção de identidades: a Europa e os refugiados PDF
Rafael Mangana 38-45

Comunicação Organizacional

A comunicação entendida como constituinte de uma organização de interesse público PDF
Daniella Rocha Magalhães, Luíza Mônica Assis da Silva 47-58
Uma experiência de jornal interno: estratégias de visibilidade e controle no processo de midiatização e adaptação da comunicação organizacional PDF
Dôuglas Aparecido Ferreira 59-71

Comunicação Política, redes e cultura

Memória, verdade e justiça: visibilidade dos atos da Comissão Nacional da Verdade no Brasil PDF
Ana Regina Rêgo, Ranielle Leal 73-83
Os escândalos políticos midiáticos e o novo impeachment no Brasil PDF
Luciana Miranda Costa, Lázaro Cardoso de Moraes 84-105
Redes de cooperação cultural no espaço lusófono PDF
Manuel Gama 106-116
Seja feliz, agora! Patologização e governo dos infelizes na literatura de autoajuda PDF
Geilson Fernandes de Oliveira, Marcília L. G. da Costa Mendes, Maria das Graças P. Coelho 117-140

Comunicação visual, arte e design

O cartaz camaleónico e interativo noutras geografias, num poema de Corsino Fortes PDF
Francisco Mesquita, Eduardo Zilles Borba 142-151
O rosto e a voz como inscrições do sofrimento em dois road movies PDF
Gustavo Souza 152-162

Estudos Culturais e de género

A literatura brasileira na cibercultura PDF
Ana Cláudia Munari Domingos 164-174
O protagonismo da mulher amazônida no cinema brasileiro regional PDF
Luciana Miranda Costa, Raissa Lennon Nascimento Sousa 175-197
Narrativas de gênero: reflexões acerca das construções e desconstruções no ambiente digital PDF
Nara Luiza Costa de Almeida, Gisele Pereira de Souza 198-209

Jornalismo

O cotidiano estampados nos jornais caboverdianos do início do século XX PDF
Antonio Hohlfeldt 211-228
Os brasileiros e sua relação com o sistema de saúde pelo olhar dos jornais: direito ou dependência? PDF
Eliane Bardanachvili 229-239
Jornalismo de clube: novos desafios na produção da informação desportiva PDF
Fernando Borges 240-250
A qualidade em emissoras públicas e privadas: semelhanças e distanciamentos e a criação de métodos de avaliação para o telejornalismo PDF
José Tarcísio da Silva Oliveira Filho, Iluska Maria da Silva Coutinho 251-265
Do jornalismo profissional ao alternativo: apontamentos sobre os valores que orientam a produção de informação PDF
Kamila Bossato Fernandes 266-278
Editor de mídias sociais: o fim do gatekeeper? PDF
Thaïs de Mendonça Jorge, Marina Medleg Simon 279-289

Publicidade

O website dos estabelecimentos hoteleiros cabo-verdianos: aspetos informacionais e internacionais PDF
Andreia Galhardo 291-303
Publicidade em interface 3D: percepção da mensagem publicitária em cenários tridimensionais mediados pelo ecrã do computador PDF
Eduardo Zilles Borba, Francisco Mesquita, Marcelo Zuffo 304-318
Entre a publicidade e a ficção literária: análise do anúncio “Dupla pomada das sultanas e água carminativa” em A comédia humana de Balzac PDF
José Mauricio Silva, José Estevão Favaro, Rogério Aparecido Martins, Rogério Moreira, Danilo Dupas Ribeiro 319-333

Rádio e televisão

Pauta interétnica no contexto da TV pública: análise da temática indígena na TVE-TO-Brasil PDF
Adriana Tigre Lacerda Nilo, Iluska Coutinho 335-346
TVE-RS: desafios da televisão pública na cultura da convergência digital PDF
Cristiane Finger, João Vicente Ribas, Greetchen Ferreira Ihitz, Mário Abel Bressan Junior 347-358
Benfica TV: novas configurações no espaço mediático PDF
Fernando Borges 359-369
Distopias e utopias na participação popular em televisão: projeções e limites da representação do amador nas práticas de comunicação contemporâneas PDF
Jhonatan Mata, Raquel Blank Perleberg 370-387
Ecos da lusofonia: o serviço público de rádio e as representações sonoras do espaço lusófono PDF
Madalena Oliveira 388-396
O déjà-vu na televisão: enunciações de uma memória tele-afetiva PDF
Mario Abel Bressan Junior 397-407

Sociedade da informação, políticas de comunicação e educação

O Prodav e a produção audiovisual infantil e infantojuvenil no Brasil PDF
Natacha Stefanini Canesso, Kátia Santos de Morais, Othon Fernando Jambeiro Barbosa, Fabio Almeida Ferreira 409-421
O monopólio da fala no Brasil – a construção do discurso midiático na contramão de uma esfera pública plural e democrática PDF
Tiago Mainieri 422-432
Uma pesquisa em educomunicação PDF
Adilson Citelli 433-443


...............................................................................................................

.:: LASICS ::.
Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
Universidade do Minho