Editor de mídias sociais: o fim do gatekeeper?

Thaïs de Mendonça Jorge, Marina Medleg Simon

Resumo


Refletir sobre a inserção de empresas jornalísticas no campo das mídias sociais (MS) e a função de editor de mídias sociais é o objetivo deste artigo, que analisa dois casos: o da Folha de S. Paulo (Brasil) e o de La Nación (Costa Rica). No ranking das mídias sociais mais usadas para buscar notícias no mundo estão Facebook, YouTube, Twitter, WhatsApp e Google+. O Brasil é o maior usuário do Facebook entre todos os países do globo. O crescimento das MS como fonte para a busca de notícias e a participação dos leitores em rede alertaram as empresas jornalísticas para monitorar e interatuar nesse espaço. The New York Times foi o primeiro a criar a função de editor de mídias sociais, acompanhado por Sky News, BBC e Daily News; no Brasil, O Estado de S. Paulo, UOL, Folha de S. Paulo, Zero Hora. À luz da teoria do gatekeeping, esta pesquisa está baseada em etnografia e entrevistas com jornalistas. Resultados sugerem um cargo ainda sem contornos precisos, cuja relevância vem sendo reconhecida.

Palavras-chave


Editor de mídias sociais; gatekeeping; mídias sociais; redação de jornal

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Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
Universidade do Minho