O Prodav e a produção audiovisual infantil e infantojuvenil no Brasil
Resumo
No panorama socioeconômico e político brasileiro, o audiovisual está sendo tratado como estratégico desde 2008. Este artigo tem como objetivo apresentar uma das políticas de fomento da cadeia produtiva do setor, o Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Audiovisual Brasileiro (Prodav), e a participação da produção nacional independente de audiovisual destinada aos públicos infantil e infantojuvenil nos resultados dos editais de seleção de obras com ênfase no resultado da chamada pública BRDE/FSA Prodav 01/2012. Para tanto, situa o Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Audiovisual Brasileiro (Prodav) no contexto do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), da Agência Nacional do Cinema (Ancine), dos agentes financeiros e da Lei no 12.485/11, assim como detalha o resultado da referida chamada. Desta forma, estabelece um comparativo quantitativo entre os projetos destinados aos públicos infantil e infantojuvenil e demais projetos e apresenta aspectos relevantes relacionados à gestão da produção e distribuição das obras. Com o intuito de cumprir o objetivo proposto, foi realizada uma análise documental a partir dos editais e publicação de resultados das chamadas públicas BRDE/FSA Prodav, seguida de investigação nos websites e redes sociais das produtoras contempladas nos editais e canais de televisão que veiculam as obras.
Palavras-chave
Audiovisual; Prodav; fundo setorial do audiovisual; audiovisual infantil e infantojuvenil
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Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
Universidade do Minho