O déjà-vu na televisão: enunciações de uma memória tele-afetiva
Resumo
Esta investigação objetiva discutir a função da memória nos telespectadores, ao estabelecer uma relação tele-afetiva formada por uma programação déjà-vu. Apresenta uma proposta conceitual para os termos memória afetiva e memória tele-afetiva, ao analisar os comentários postados no Twitter, entre os dias 24 e 29 de agosto de 2015, sobre a telenovela Cambalacho, reexibida no Canal Viva. Como procedimentos metodológicos, além do referencial bibliográfico, aplica a análise de conteúdo de Laurence Bardin, classificando e categorizando os dados por critérios semânticos. Nas considerações finais, expõe que a memória afetiva se manifesta nas experiências emocionais e de afetos advindos das recordações coletivas e que a televisão estabelece uma relação tele-afetiva com a audiência por trazer reminiscências, funcionar como um lugar de revisitação e proporcionar efeitos socializadores e pulsantes por meio da memória, estabelecendo novas perspectivas sobre interação e recepção da programação.
Palavras-chave
Comunicação; televisão; memória; memória afetiva
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Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
Universidade do Minho