Publicidade em interface 3D: percepção da mensagem publicitária em cenários tridimensionais mediados pelo ecrã do computador

Eduardo Zilles Borba, Francisco Mesquita, Marcelo Zuffo

Resumo


Este é um trabalho sobre a experiência perceptiva do usuário diante de anúncios publicitários inseridos numa simulação 3D de espaço urbanos mediada pelo ecrã do computador. Mais do que debater acerca das particularidades estéticas e narrativa da publicidade nestas interfaces de realidade virtual, é aplicado um estudo experimental com 15 pessoas num modelo digital criado por pesquisadores da Universidade de São Paulo (Brasil) e Universidade Fernando Pessoa (Portugal). A escolha de um método empírico justifica-se pela necessidade de coletar dados sobre as práticas do sujeito em cenários tridimensionais que imitam espaços reais no universo do ecrã computacional. Assim, através de observações exploratórias e da aplicação de um questionário junto aos participantes, são coletados dados imperativos para a formalização de uma análise sobre a influência dos efeitos imersivos produzidos pela simulação digital (3D, profundidade, aparência, interatividade, sonoridades) e, também, sobre a lembrança das marcas presenciadas pelos participantes da experiência (nome, logotipo, setor de atuação). Ao final, com base nos resultados alcançados pelo estudo com usuários, são apontadas diretrizes para a composição de campanhas de comunicação publicitária eficientes em cenários tecnológicos emergentes como, por exemplo: escala, cores, tipografia, fotografia, localização do anúncio ou tempo de exposição à mensagem.

Palavras-chave


Publicidade; realidade virtual; 3D; cibercultura; percepção

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Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
Universidade do Minho