Benfica TV: novas configurações no espaço mediático

Fernando Borges

Resumo


Historicamente, organizações desportivas e empresas de comunicação têm uma relação muito próxima. Com o tempo, a fronteira entre o universo desportivo e o universo dos média passou a se tornar mais porosa, de modo que empresas de comunicação passaram a atuar como organizações desportivas, e clubes de futebol entraram no mercado dos média. Isso foi possível graças à revolução digital. Organizações desportivas, média e jornalistas precisam encontrar novos modelos de trabalho, novas formas de relacionamento e novas rotinas. Essas alterações no espaço mediático podem ser analisadas por meio da criação de canais de comunicação próprios dos clubes de futebol. Dessa forma, a Benfica TV reflete como a informação passa a ter uma função económica e estratégica, como o marketing passa a ter mais influência na produção da informação e como há um processo de mediatização na sociedade.

Palavras-chave


Espaço mediático; média de clube; relação média/desporto; Benfica

Texto Completo:

PDF


...............................................................................................................

.:: LASICS ::.
Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
Universidade do Minho