Os escândalos políticos midiáticos e o novo impeachment no Brasil
Resumo
A disputa pelo poder simbólico na arena midiática do jogo político no Brasil colocou de um lado a presidente Dilma Rousseff e o seu partido, o Partido dos Trabalhadores (PT), e de outro os grupos de comunicação que transformaram denúncias de corrupção no país em escândalos políticos midiáticos. A sequência de matérias e capas publicadas, especialmente na revista Veja, maior periódico de circulação semanal e nacional do país, contribuiu para a abertura do processo de impeachment da Presidente da República, afastada do cargo por decisão da Câmara Federal e do Senado. O objetivo deste artigo é demonstrar como a mídia participou da construção desse escândalo político que influenciou a opinião dos eleitores, provocando a queda de sua popularidade nas pesquisas de opinião e levando ao seu afastamento. A análise tomou como referencial teórico principal conceitos do sociólogo Pierre Bourdieu, a partir de suas reflexões sobre a luta pelo poder simbólico no campo político. Outro autor também utilizado foi J. B. Thompson, ao analisar as características e implicações dos escândalos políticos midiáticos na sociedade contemporânea.
Palavras-chave
Escândalo midiático; escândalo político; impeachment no Brasil; revista Veja
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Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
Universidade do Minho