Sumário
[Download integral] | |
447 pp. |
Tecnologia, desinformação e ética | |
GILM - Grupo Informal sobre Literacia Mediática | 8-10 |
Desinformação versus credibilidade: o caso do jornalismo | |
Jorge Wemans | 11-14 |
Sessões paralelas
Experimento SimCity: é possível trabalharmos conceitos políticos e éticos por meio de jogos eletrônicos? | |
Maurício Pacheco Amaro | 16-27 |
Literacia para notícias em tempos de desordem informacional: práticas e competências em jovens adultos | |
Ana Francisca Andrade, Cristina Ponte | 28-43 |
Vigilância, hostilidade e desinformação: as críticas de jovens brasileiros aos meios digitais e as contribuições das literacias críticas | |
Cássia Ayres, Maria José Brites | 44-56 |
Discursos e receios de professores sobre os usos do digital na escola: investigação sobre educação para os media e para as notícias | |
Maria José Brites | 57-68 |
Autenticidade ou comercialismo? Como a cultura do consumo é celebrada por uma jovem YouTuber e suas audiências | |
Bárbara Janiques de Carvalho | 69-82 |
Níveis de literacia mediática em estudantes do 2º e 3º ciclos do ensino básico em Portugal | |
Conceição Costa, Carla Sousa, Kathleen Tyner | 83-95 |
Nove ilhas, sessenta e oito professores: desafios na conceção e gestão de uma oficina de formação em b-learning | |
Raquel Dinis, Francisco Sousa | 96-105 |
Educação não formal e suas dimensões éticas e estéticas na formação midiática e cultural de estudantes universitários | |
Monica Fantin, José Douglas Alves dos Santos | 106-118 |
Avaliação de competências de literacia mediática: estudo com crianças e jovens dos 4º, 6º e 9º anos de escolaridade | |
Patrícia Fernandes, Armanda Matos, Isabel Festas | 119-133 |
Cultura da convergência e participação: possibilidade dos jogos digitais nas salas de aula | |
Jesse Nery Filho | 134-142 |
Tecnodistopia digital e contravigilância – Black Mirror e a estética da resistência | |
Joana Bárbara Fonseca | 143-149 |
Educomunicação: experiência formativa no curso de Jornalismo da UFU | |
Aléxia Pádua Franco, Christiane Pitanga, Diva Souza Silva | 150-160 |
Competência ética e de direito de autor: uma proposta | |
Jaciara Januario, Lídia Oliveira, Cássia Furtado | 161-175 |
Educação midiática e fake news: reflexões preliminares sobre um projeto do Observatório de Ética Jornalística (objETHOS) | |
Samuel P. Lima, Sylvia Debossan Moretzsohn | 176-187 |
Diálogo intercultural e integração social – competências necessárias no trabalho dos jovens com os media | |
Estrella Luna Muñoz | 188-203 |
Discricionariedade dos professores na implementação de políticas mídia-educativas em escolas públicas do Rio de Janeiro | |
Joana Milliet | 204-216 |
Dimensión edu-comunicadora de videojuegos bélicos: estudio de casos | |
M. Esther Del Moral Pérez, Christian Rodríguez González | 217-228 |
Big Data – paradigma tecnológico que facilita a produção de (des)informação? Aspetos éticos e operacionais | |
Laura Neiva, Helena Machado | 229-243 |
Literacia para os media dos estudantes do ensino básico e secundário – uma análise de resultados do MABE em 2015 e 2017 | |
Ana Novo, Glória Bastos | 244-257 |
O espaço da criação e produção mediática no ensino secundário: análise dos currículos de Português, Filosofia e Inglês | |
Ana Filipa Oliveira | 258-270 |
Cyberbullying entre jovens: um desafio conceitual | |
Eliza Ribeiro de Oliveira, Vania Baldi | 271-285 |
Perspectivas didáticas na nova ecologia dos meios: um estudo em escolas públicas do Rio de Janeiro | |
Nadja Naira S. De Oliveira, Magda Pischetola | 286-301 |
"Teclas Prá Vida": a transformar janelas em realidades inclusivas | |
Carla Patrão, Dina Soeiro, Sílvia Parreiral | 302-311 |
"REviver na Rede": um projeto de inclusão digital | |
João Pinto, Teresa Cardoso | 312-324 |
“Que situações na internet incomodam pessoas da tua idade?” As respostas de crianças e jovens portugueses | |
Cristina Ponte, Daniel Cardoso, Eduarda Ferreira | 325-339 |
Comportamento infocomunicacional em ambientes digitais | |
Raimunda Ribeiro, Lídia Oliveira, Cassia Furtado | 340-351 |
O modelo MAPE de ensino a distância: questões de ética e gestão da informação | |
Francisco Sousa, Josélia Fonseca | 352-365 |
O impacto da mudança de algoritmo do Facebook nos media alternativos Fumaça e Outras Palavras | |
Lina Moscoso Teixeira | 366-380 |
No tempo das fake news e da pósverdade – política, democracia e literacia midiática | |
Valéria Cristina Lopes Wilke | 381-398 |
Experiências pedagógicas
"Maquetes entre Takes": uma viagem histórico-geográfica através do Google Earth | |
Abel dos Santos Cruz | 400-412 |
Rádios e televisões escolares: contributos de promoção da literacia para os media | |
Vítor Diegues | 413-423 |
Comportamento informacional e literacia digital: uma experiência pedagógica | |
Gislane Costa Silva, Maria Fernandes, Marina Romano Aleixo | 424-436 |
Blackout, uma estratégia para tornar a leitura viral antes de estarmos online | |
Maria de Fátima Silva | 437-442 |
Tributo a Vítor Reia-Baptista
Vítor Reia-Baptista, 1954-2018 | |
Manuel Pinto | 444-446 |
...............................................................................................................
.:: LASICS ::.
Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
Universidade do Minho