Comportamento infocomunicacional em ambientes digitais

Raimunda Ribeiro, Lídia Oliveira, Cassia Furtado

Resumo


Este estudo visa compreender o comportamento infocomunicacional dos cientistas da informação vinculados aos programas de pós-graduação em Ciência da Informação e Documentação brasileiros e portugueses, bem como as suas motivações e perceções para a utilização dos ambientes digitais no desenvolvimento das atividades de ensino e pesquisa. Portanto, esta investigação caracteriza-se como um estudo de caso múltiplo, de natureza qualitativa e interpretativa, cuja relevância se situa no campo da Multimédia, Educação e Ciência da Informação. Assim, de acordo com o objetivo traçado, utilizou-se a técnica de análise de conteúdo, de acordo com as diretrizes de Bardin (2014) e Amado (2014), uma vez que se procurou analisar os conteúdos coletados por meio da realização de entrevistas, em conformidade com as respostas dos inquiridos, relacionadas à categoria comportamento infocomunicacional. Como resultado, os sujeitos apontam os ambientes digitais mais utilizados, assim como a sua gestão nos espaços de ensino e investigação, suas percepções, motivações e finalidades de uso, além das limitações e restrições para a utilização dos mesmos, considerando a disparidade existente entre a velocidade de atualização das tecnologias, as limitações financeiras existentes nas universidades públicas e a capacidade de adaptação desses ambientes.

Palavras-chave


comportamento infocomunicacional; programas de pós-graduação; Ciência da Informação e Documentação; Brasil; Portugal

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Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
Universidade do Minho