Blackout, uma estratégia para tornar a leitura viral antes de estarmos online

Maria de Fátima Silva

Resumo


Os livros ajudam os leitores da era digital a valorizar a comunicação entre pares, a promover o desenvolvimento do pensamento crítico e a fomentar o exercício de uma cidadania responsável. Esta é uma breve história de como pensei na palavra impressa para iniciar uma estratégia de literacia digital do 1º ao 3º ciclo do ensino básico no meu agrupamento. De acordo com as orientações do documento Linhas Orientadoras de Educação para a Cidadania, a escola é o contexto adequado para “a educação para a cidadania”, formando “pessoas responsáveis, autónomas, solidárias” e conhecedoras dos “seus direitos e deveres”. À luz das orientações deste documento, o Referencial de Educação para os Media para a Educação Pré-escolar, o Ensino Básico e o Ensino Secundário reforça a importância de se compreender, de forma crítica, os media. Neste momento, o Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória é um referencial para uma educação de qualidade que permita que o aluno se consagre como cidadão íntegro e munido de diversas literacias. Como participante no projeto "Social Media Literacy For Change", da European Schoolnet (em Bruxelas), formulei um plano de ação direcionado para a literacia dos media sociais, tentando promover o debate sobre os desafios originados pela utilização de redes sociais. A leitura é a ferramenta de excelência para a aquisição de múltiplas literacias e de como a leitura do conto Blackout, de John Rocco, integrará os alunos do 1º ciclo no público-alvo do meu plano de ação de literacia dos media. De acordo com Sampaio, “os pais devem valorizar cada vez mais os momentos em que estão a rir, a conversar ou a passear com os filhos” (Sampaio, 2018, p. 211), podendo, nestes momentos de comunicação saudável, elevar a leitura como suporte para a aprendizagem ao longo da vida e como ferramenta para distinguir o mundo real do mundo virtual.

Palavras-chave


leitura; literacia; estratégia; cidadania, media sociais

Texto Completo:

PDF


...............................................................................................................

.:: LASICS ::.
Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
Universidade do Minho