Discursos e receios de professores sobre os usos do digital na escola: investigação sobre educação para os media e para as notícias
Resumo
A formação de professores na área da educação para os media é fundamental e é também imperativo ter em conta as opiniões e os receios de professores na elaboração dessa mesma formação. Este capítulo fundamenta-se precisamente na auscultação da opinião de professores sobre duas formações desenvolvidas no âmbito de dois projetos de investigação financiados ("Audiências, Notícias e Literacias" – ANLite – e "Media In Action" – MIA). A análise dos discursos dos professores envolvidos nestes projetos aponta para quatro grandes áreas a considerar. Relacionam-se diretamente com questões aprendizagens ligadas aos meios digitais e às culturas jornalísticas, tendo sido estas áreas privilegiadas de intervenção e de interesse dos professores. Além disso, importam ainda fatores de capacitação, como a partilha de saberes entre pares e uma necessidade de um olhar mais autoconfiante sobre as práticas. Observando estes dados, identificam-se, por um lado, conteúdos relevantes e, por outro, ideias a desmitificar e a trabalhar com os professores com maior cuidado.
Palavras-chave
digital; jornalismo e escola; literacias; formação; autoconfiança; partilha
Texto Completo:
PDF
...............................................................................................................
.:: LASICS ::.
Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
Universidade do Minho