Educomunicação: experiência formativa no curso de Jornalismo da UFU

Aléxia Pádua Franco, Christiane Pitanga, Diva Souza Silva

Resumo


Este artigo tem como objetivo apresentar o relato crítico sobre o projeto educomunicativo desenvolvido no 1º período do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) como atividade educativa a fim de contribuir para a formação cidadã do jornalista. O projeto é uma atividade interdisciplinar que tem como proposta o planejamento e a produção de ações de comunicação, realizada de forma colaborativa e democrática entre estudantes e uma comunidade (de âmbito escolar ou social), sob a orientação de professores. Na UFU, a educomunicação é compreendida como uma prática educativa por meio da expressão comunicativa mediática e dialógica. Não se trata apenas de promover a alfabetização da linguagem mediática para uso dos meios de comunicação, mas a apropriação dos media para se expressar, dialogar, humanizar-se e transformar o mundo, conforme os ideais freireanos. Assim, neste artigo apresenta-se o roteiro de desenvolvimento do projeto educomunicativo e a análise dos projetos apresentados de 2014 a 2016. A análise foi feita a partir dos seguintes temas: caracterização da comunidade (escolar, cultural, social, saúde); objetivos dos projetos; principais media desenvolvidos. O objetivo desta análise é, além de fazer um inventário dos projetos desenvolvidos, verificar em que medida esses projetos estão voltados para a transformação social por meio da expressão cultural e da democratização dos media. O resultado apurado demonstra que a maioria das comunidades são ligadas a atividades culturais; os principais objetivos dos projetos são: promover a integração entre os membros da comunidade, possibilitar a expressão por meio dos media e contribuir para a difusão cultural; por fim, os media mais utilizados foram os media digitais, como site, redes sociais e vídeo-documentário. Embora os projetos indiquem uma intervenção social, ainda é cedo para afirmarmos que ocorreu transformação social. Seria necessário que as atividades fossem continuadas e mais tempo para verificar as transformações.

Palavras-chave


educomunicação; práticas educativas; curso de Jornalismo

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Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
Universidade do Minho