Sumário
[download integral] | PDF [8,8 MB] |
607 pp. |
Por uma nova consciência do espaço público | |
GILM . | 8-9 |
Sessões plenárias
Do espaço mediático ao “espaço mediático”: espaço público e desafios dos tempos | |
Catarina Duff Burnay | 11-16 |
Dez telegramas sobre a literacia da imagem | |
Eduardo Cintra Torres | 17-19 |
Pesquisa-formação em educação para os média: experiências e conexões | |
Monica Fantin | 20-35 |
Formação e boas experiências em educação para os média | |
Isabel Feliz Andrade Nina | 36-48 |
Sessões paralelas
As boas práticas da Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva como espaço público inclusivo | |
Aida Branco Pires Alves, Maria de Jesus Peixoto, Sandra Maria Ferreira Estêvão Rodrigues | 50-63 |
Publicidade, redes sociais e literacia dos média: Sonho de Valsa, a marca amiga dos namorados | |
Letícia Barbosa Torres Americano, Gabriela Borges Martins Caravela, Álvaro Eduardo Trigueiro Americano | 64-80 |
Política em tempos de ressentimento e a literacia midiática como possibilidade de participação | |
Matthias Ammann, Cristiane Parente | 81-92 |
Percepción vs realidad en educación mediática en la educación infantil chilena | |
Pablo Andrada Sola | 93-105 |
Relações intergeracionais e novas tecnologias: documentário colaborativo com jovens e seniores | |
Maria Gabriela Benedeti | 106-118 |
Aprender com o som – experiências de rádio no ensino pré-escolar | |
Luís Bonixe, Sónia Pacheco | 119-129 |
Literacia da Informação: diagnóstico e propostas de melhoria na formação superior | |
Maria Inês Peixoto Braga | 130-143 |
Crescendo entre ecrãs: competências digitais de crianças de três a oito anos | |
Teresa Sofia Castro Castro, Cristina Ponte, Ana Jorge, Susana Batista | 144-157 |
O ebook como estratégia de comunicação empresarial | |
Liliana Raquel Pinheiro Cecílio, Dora Maria de Oliveira Simões Ribeiro Pereira | 158-165 |
Formação reflexiva em linguagem digital para professores da educação infantil: caderno de formação em linguagem digital | |
Fernanda Câmpera Clímaco, Cláudio Márcio Magalhães | 166-181 |
Interfaces entre os média e a educação: territórios discursivamente compartilhados e espaços de produção de sentidos | |
Ricardo Cocco | 182-193 |
Quando a autoria a solo não é suficiente | |
Inês Beatriz Rebanda Coelho | 194-205 |
Crianças Prime1rº – o cinema de animação no 1.º ciclo do Ensino Básico | |
Paulo Oliveira Fernandes, José Alberto Rodrigues | 206-221 |
Realidade Aumentada no suporte à literacia da leitura, dos média e da informação – intervenção num manual escolar | |
José Duarte Cardoso Gomes, ristina Maria Cardoso Gomes, Lídia Oliveira | 222-237 |
Tendências e desafios do jornalismo de cinema na televisão portuguesa: o caso do Cinebox | |
Jaime Lourenço, Filipa Subtil | 238-250 |
Qual o papel do jornalismo na literacia da saúde? – estado da arte | |
Olga Estrela Magalhães, Felisbela Lopes, Altamiro Costa-Pereira | 251-265 |
As Tecnologias de Informação e Comunicação nos processos de integração social | |
Marta Alexandra Freitas Azevedo Maia, Helena Laura Dias Lima | 266-279 |
Feminismo online em Portugal: um mapeamento do ativismo no Facebook | |
Lidia Marôpo, Marisa Torres da Silva, Mara Magalhães | 280-293 |
Representaciones docentes sobre la enseñanza de la comunicación y la formación de espectadores críticos | |
Bettina Martino | 294-306 |
Repertórios de cidadania: identidade, ideário, educação e mediatização | |
Andreia Sofia Martins | 307-323 |
Promoção da literacia digital através de dispositivos móveis: experiências pedagógicas no ensino profissional | |
Adelina Moura | 324-336 |
A rádio na vida dos adolescentes: a relação com o meio e o interesse por projetos de rádio em contexto escolar | |
Marisa Mourão | 337-351 |
Reprodução social e desenvolvimento humano: mídia-educação enquanto possibilidade de transformação social | |
Juliana Costa Müller, Karine Joulie Martins | 352-362 |
Cinema na escola: construindo espaços de cidadania | |
Juliana Costa Müller, Karine Joulie Martins, Lídia Miranda Coutinho, Silviane de Luca Avila | 363-374 |
Literacia dos média no ensino de línguas e novos contextos de aprendizagem: os canais de YouTube | |
Olivia Novoa Fernández, Ana Filipa Martins, Vítor Reia-Baptista | 375-385 |
Transformação digital e competências digitais: estratégias de gestão e literacia | |
Paula Ochôa, Leonor Gaspar Pinto | 386-398 |
Projetos europeus e internacionais de literacia fílmica implementados em Portugal | |
Raquel Pacheco | 399-409 |
SOS Imprensa: 20 anos de exercício de cidadania e educação | |
Cristiane Parente, Manuel Pinto | 410-422 |
Média digitais e cultura do design – uma estória global como definição de um novo território de comunicação | |
Jorge Brandão Pereira, Vítor Quelhas | 423-430 |
Porque será desejável uma literacia mediática “fora da lei”? | |
Rui Pereira | 431-446 |
Tornar público o conhecimento científico, comunicar a cidade pelo jornalismo cultural digital | |
Cristina Ponte, Dora Santos Silva | 447-460 |
Literacia mediática e notas de imprensa: PubhD UMinho e a adaptação da linguagem científica | |
Daniel Ribeiro, Paula R. Nogueira, Alexandra Nobre | 461-474 |
A exploração da realidade aumentada pelo jornalismo: a exposição da informação dos média num espaço aumentado | |
Pedro M. Azevedo Rocha | 475-491 |
Cenários educativos inovadores na educação especial: contributos de um estudo exploratório | |
Elvira Rodrigues, José Matias Alves | 492-506 |
Letramento digital: uso da internet por analfabetos | |
Iva Autina Cavalcante Lima Santos, José Armando Valente | 507-519 |
Cecília Meireles: a poetisa-jornalista na defesa e prática de uma educação para a cidadania | |
Rosana Pinto Plasa Silva, Carlos Roberto de Carvalho | 520-531 |
Comportamentos de leitura e compreensão de textos em suporte digital e impresso por parte de alunos do ensino superior | |
Ana Terra | 532-547 |
Reflexões sobre o espaço público | |
Maria Margarida Toscano | 548-559 |
Coeducación audiovisual para la formación del profesorado a través del análisis del videoclip como texto mediático | |
Laura Triviño Cabrera | 560-575 |
Media literacy e as mudanças das manchetes da Folha online sobre a reorganização das escolas públicas de São Paulo | |
Christiane Delmondes Versuti, Maximiliano Martin Vicente | 576-591 |
Tributo ao professor Paquete de Oliveira
José Manuel Paquete de Oliveira, in memoriam | |
592-602 |
Conclusões
Conclusões do “IV Congresso Literacia, Media e Cidadania” | |
603-606 |
...............................................................................................................
.:: LASICS ::.
Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
Universidade do Minho