As boas práticas da Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva como espaço público inclusivo

Aida Branco Pires Alves, Maria de Jesus Peixoto, Sandra Maria Ferreira Estêvão Rodrigues

Resumo


O presente artigo pretende expor as práticas levadas a cabo pela Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, em Braga, no desenvolvimento de diferentes literacias na comunidade local. Sabemos que estas importantes literacias ajudam a aumentar os níveis de informação e conhecimento, a desenvolver o pensamento crítico e a combater a infoexclusão.
Articulada com a educação dos cidadãos, a educação não-formal volta-se para a formação de cidadãos livres, emancipados, portadores de um leque diversificado de direitos, assim como de deveres. A Biblioteca funciona como espaço público de inclusão e de cidadania.
Apresentam-se neste artigo casos de boas práticas levadas a cabo na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, dando destaque ao serviço Biblioteca no Apoio à Inclusão, o qual foca as suas iniciativas nas pessoas com necessidades especiais.
As ações desenvolvidas na Biblioteca passam pelo acolhimento e atendimento personalizado a este público, pela disponibilização e formação em equipamentos e softwares que apoiam o desenvolvimento de competências de escrita, de leitura, em formatos digitais multimédia.
O serviço Biblioteca no Apoio à Inclusão contribui para a construção de espaços de socialização e integração de saberes, desenvolvimento de capacidades comunicativas e de autonomização. Para estas ações exigem-se recursos e equipamentos específicos (tecnologias de apoio), bem como pessoal qualificado. Para que tal seja possível, é premente proporcionar espaços de reflexão e sensibilização junto da comunidade científica e técnica para mostrar que as bibliotecas são e podem ser ainda mais espaços inclusivos, desde que desenvolvido o seu potencial educador, fortalecido o seu papel social e reforçadas as redes de parceria.
Todos os cidadãos são desafiados nas bibliotecas à promoção de uma educação cidadã, participativa e emancipatória.

Palavras-chave


Biblioteca pública; serviço público inclusivo; educação não formal; literacia digital

Texto Completo:

PDF


...............................................................................................................

.:: LASICS ::.
Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
Universidade do Minho