Media literacy e as mudanças das manchetes da Folha online sobre a reorganização das escolas públicas de São Paulo
Resumo
O presente artigo busca discutir a media literacy como base para compreensão e avaliação crítica das informações fornecidas pelos média, bem como o uso dessas informações pelos cidadãos e produção de conteúdos próprios, em defesa e garantia de direitos, apontando para a importância de sua presença no ensino básico na formação dos cidadãos. Para tal, foi escolhido o caso da cobertura da Folha online sobre o movimento dos estudantes contra a reorganização das escolas públicas de São Paulo, paralelamente a um vídeo postado na fan page do movimento Não Feche Minha Escola, no qual uma aluna corrige o repórter ao afirmar que o termo correto é “ocupação” e não “invasão”. Esse vídeo repercutiu nas redes levantando discussões e problematizações sobre o termo utilizado pela grande mídia, levando a um questionamento direto à Folha online que passou a também usar o termo “ocupação” após o ocorrido.
Palavras-chave
Media literacy; Folha online; ocupação dos estudantes nas escolas públicas de São Paulo; cidadania; educação
Texto Completo:
PDF
...............................................................................................................
.:: LASICS ::.
Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
Universidade do Minho