Letramento digital: uso da internet por analfabetos

Iva Autina Cavalcante Lima Santos, José Armando Valente

Resumo


O estudo realizado no Instituto de Artes, Departamento de Multimeios, UNICAMP – Brasil teve como objetivo investigar um processo de apropriação de uso da internet por pessoas consideradas analfabetas, a partir da perspectiva do letramento digital. Procurou-se analisar, por meio da pesquisa-ação e numa abordagem qualitativa, as estratégias utilizadas por duas adultas analfabetas na prática de uso da internet. A base teórica da pesquisa articula três eixos temáticos: Aprendizagem, Letramento e Apropriação. A visão que norteou o estudo foi a de que um indivíduo analfabeto, através do letramento oferecido pelos eventos e práticas de uso da internet, seja capaz de iniciar um processo de apropriação de uso e, conseqüentemente, a aprendizagem da leitura e da escrita. Os dados analisados e descritos evidenciaram que essa apropriação é possível, no entanto há necessidade de uma mediação, por meio de pistas, que propiciem a associação da linguagem digital aos seus cotidianos. Pôde-se observar, diante das dificuldades das participantes, que o suporte dado pela linguagem metafórica apresentada pelos ícones e legendas nem sempre possibilita um sentido adequado às suas funções, além de se apresentar de forma distante de suas realidades. Em termos das estratégias de apropriação, os usos de competências leitoras foram essenciais para a compreensão e a interpretação dos eventos. Em suma, os letramentos exigidos, para uma utilização mais autônoma da internet pelos analfabetos, não só dependem do fator de saber ler e escrever. Este pode favorecer uma apropriação mais rápida, mas ainda faz-se necessária a instauração da junção do interesse “significativo” com uma interface humano-computador que lhes dê as condições necessárias à sua apropriação, assim como o estabelecimento da possibilidade ao acesso cotidiano às novas tecnologias.

Palavras-chave


Apropriação tecnológica; tecnologia educacional; aprendizagem

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Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
Universidade do Minho