Reprodução social e desenvolvimento humano: mídia-educação enquanto possibilidade de transformação social

Juliana Costa Müller, Karine Joulie Martins

Resumo


O presente artigo tem como objetivo problematizar o uso das tecnologias digitais na escola a partir da perspectiva da mídia-educação como uma das possíveis abordagens para o desenvolvimento de outras linguagens essenciais à reivindicação de direitos e exercício da cidadania. Esse uso está atrelado ao acesso à internet, que alcança cerca de 43% da população da população mundial (UIT/ONU, 2015). No Brasil, 58% da população está conectada (Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR & Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação, 2016), numa realidade em que quanto mais baixa a renda familiar, menor a adesão às tecnologias (Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR & Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação, 2013). Nesse sentido, os dados revelam que a negligência do acesso às tecnologias é mais uma forma de exclusão, de desigualdade e de reprodução social. À escola, segundo a perspectiva sociológica de Bourdieu (2004), cumpre um papel de reprodução através de práticas pedagógicas que atuam no sentido homogeneizar e diferenciar os alunos entre aqueles aptos e não aptos a exercer determinada função social. Esse processo educativo configura-se na ação pedagógica por meio da violência simbólica (Bourdieu & Passeron, 2014) já que impõe padrões por vezes distantes d do contexto no qual a criança está inserida. Por outro lado, os encontros culturais promovidos pela escola são potenciais de transformação (Petitat, 1994), encarados como formas de ampliação de repertórios que busca pelo diálogo com os diferentes espaços, numa educação com, para e através das mídias (Rivoltella, 2012). A fim de questionar as formas de legitimação e distinção que compõem a estrutura da sociedade, são colocados em xeque a interação do indivíduo na cultura, suas relações com as diferentes formas de capital (cultural, econômico, social) e o desenvolvimento humano (Vigotski, 1999). Por fim, as abordagens teóricas ressaltam a importância da mídia-educação, como uma das possibilidade de formação cidadã, crítica, criativa e participativa para o uso das tecnologias digitais visando a superação dos indicativos da reprodução social.

Palavras-chave


Escola; reprodução social; desenvolvimento humano; mídia-educação

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Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
Universidade do Minho