Aprender com o som – experiências de rádio no ensino pré-escolar

Luís Bonixe, Sónia Pacheco

Resumo


Desde a Declaração de Grunwald (1982) que se conhece a importância de trabalhar a educação para os média em todos os níveis de ensino, inclusivamente no pré-escolar. Enquanto parte da educação para a cidadania, trabalhar os média na escola representa um caminho para conhecer e analisar criticamente o mundo. O objetivo do presente artigo é fazer uma abordagem às potencialidades da rádio enquanto meio que, possuindo determinadas características, pode ser utilizado em contextos educativos, nomeadamente do ensino pré-escolar. Partindo da realização de três programas de rádio com crianças com idades entre os três e os seis anos, sublinhamos a importância de trabalhar a educação para os média neste nível de ensino e de como esse trabalho potencia a aquisição de conhecimentos e aprendizagens de modo motivador, criativo e crítico. A realização dos programas de rádio representou uma oportunidade para o trabalho em grupo, colaborativo e análise crítica do quotidiano das crianças ao mesmo tempo que significou um espaço de conhecimento sobre os média em geral e da rádio em particular.

Palavras-chave


Pré-escolar; rádio; som

Texto Completo:

PDF


...............................................................................................................

.:: LASICS ::.
Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
Universidade do Minho