Realidade Aumentada no suporte à literacia da leitura, dos média e da informação – intervenção num manual escolar

José Duarte Cardoso Gomes, ristina Maria Cardoso Gomes, Lídia Oliveira

Resumo


Na atualidade as Tecnologias de Informação e comunicação (TIC) ocupam um espaço significativo na sociedade e muito em particular nos sistemas de ensino. Tecnologias como a Realidade Aumentada (RA), agora tornadas acessíveis em larga escala através de dispositivos de computação móveis (smartphones ou tablets) apresentam oportunidades únicas para os processos de ensino-aprendizagem enquanto novo paradigma de interação e como suporte à promoção das literacias da leitura, dos média e da informação.
A presente comunicação aborda uma intervenção realizada no campo educacional sobre um manual escolar de História e Geografia de Portugal, visando o desenvolvimento de artefactos digitais multimédia e posterior implementação recorrendo à tecnologia de RA. Partimos da premissa que aumentações em manuais escolares são fáceis de utilizar e que podem contribuir para uma melhor experiência do utilizador na interação com o manual escolar, concorrendo para um maior nível de motivação e envolvimento dos alunos nas interações com este objeto central de estudo, promovendo maior envolvimento a nível de leitura e exploração, recorrendo aos média e às tecnologias digitais.
O estudo realizado foi baseado numa abordagem de Desenho Centrado no Utilizador (DCU), seguindo uma metodologia de Development Research (DR). Os dados foram obtidos a partir de um questionário focando parâmetros de usabilidade e experiência de utilizador no qual participaram alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico.
Os resultados sugerem que os protótipos produzidos, acedidos através de dispositivos móveis e RA, cumprem com os requisitos de usabilidade pedagógica e são valorizados pelos utilizadores.

Palavras-chave


Realidade Aumentada; Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimédia; manual escolar; motivação; História e Geografia de Portugal

Texto Completo:

PDF


...............................................................................................................

.:: LASICS ::.
Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
Universidade do Minho