2008

Sumário

INTRODUÇÃO

Capa, Ficha Técnica e Índice Geral PDF
.. ..
Entretenimento e jogos digitais PDF
Nelson Zagalo 7-8
Estado da Arte dos games no Brasil: trilhando caminhos PDF
Lynn Rosalina Gama Alves 9-18

SESSÃO 1 - IMPACTOS E COGNIÇÃO

Cognitive Effects of Videogames on Older People PDF
Ana Torres 19-27
You Move You Interact: Compreender os novos paradigmas de apreensão estética através de jogos digitais interactivos incorporando estádios cognitivos de aprendizagem PDF
João Martinho Moura, Jorge Sousa, Nelson Zagalo 28-40
Clãs e Guildas – Dinâmicas, expectativas e motivações do jogar em equipa PDF
Ana Patrícia Oliveira, Ana Isabel Veloso 41-47
Benefícios Cognitivos dos Videojogos: A Percepção dos Jovens Adultos PDF
Roberta Oliveira, Teresa Pessoa 48-53

SESSÃO 2 - DESIGN

Designing a pervasive chess game PDF
André Pereira, Carlos Martinho, Iolanda Leite, Rui Prada, Ana Paiva 54-63
Uso de softwares de código aberto como ferramentas de design de jogos electrónicos informatizados PDF
Fabiane Lima, Rafael Dubiela 64-71
Game Mechanics for Cooperative Games PDF
José Bernardo Rocha, Samuel Mascarenhas, Rui Prada 72-80
Games – Refining the Model PDF
Pedro A. Santos 81-86
Balloons, an Augmented Virtuality computer game PDF
Pedro Lourenço, Miguel Almeida, João Madeiras Pereira 87-92

SESSÃO 3 - MODELOS E NARRATIVA

Propostas de utilização de narrativas dos jogos eletrônicos informatizados PDF
Rafael Dubiela, André Battaiola 93-102
frogger.concept: um novo paradigma de interacção do jogo clássico PDF
João Vasco Costa, Pedro Correia, Samuel Almeida, Simão Oliveira, Mário Vairinhos, Ana Isabel Veloso 103-110
A Revolução do Controlador Wii PDF
Vinicius Mano, Nelson Zagalo 111-117
A Narrativa na Arte Digital PDF
Miguel Cunha, Nelson Zagalo 118-122

SESSÃO 4 - LUDICIDADE E EDUCAÇÃO

Cidades virtuais como ambiente educacional colaborativo PDF
Daniel Nehme Müller, Otto Lopes Braitback de Oliveira, Lucas Nunes Guimarães, Paloma Dias Silveira, Raymundo Dias Ferreira Filho, Margarete Axt 123-132
Jogos Como Ferramenta Educativa: de que forma os jogos online podem trazer importantes contribuições para a aprendizagem PDF
Tiago S. L. Gomes, Ana Amélia Amorim Carvalho 133-140
Ludicidade nos jogos digitais educacionais: Especificação do termo PDF
Renato da Cunha Tardin Costa, André Luiz Battaiola 141-144

POSTERS

O Brinquedo e a Imaginação Lúdica: Notas para Pensar a Comunicabilidade Estética da Criança PDF
Alexandre Silva dos Santos Filho, Maria Conceição O. Lopes 145-149
Jogos em Dispositivos Móveis: OpenGL ES vs. M3G PDF
Andreas R. Silva, Frutuoso G. M. Silva 150-152
Jogos Electrónicos – Distúrbios Psicológicos no Indivíduo PDF
Rita Oliveira, Ana Isabel Veloso 153-154

DEMOS

A Granja do Venâncio: jogos para PC em interacção com o comando da Wii PDF
Luz Castro 155-158
Super Mario Sketch PDF
Ana Patrícia Oliveira, Bruno André Farinha Abrantes, Marta de Sousa Ferreirinha, Rita Alexandra Oliveira 159-160
Balloons, an Augmented Virtuality computer game PDF
Pedro Lourenço, Miguel Almeida, João Madeiras Pereira 161-167

CONCLUSÃO

Perfil e perspectivas dos participantes da Digital Games 2008 sobre os videojogos e sobre esta Conferência PDF
Luís Pereira 168-183
Comissões da conferência PDF
.. .. 184-186


ISSN: 978-989-95500-25