frogger.concept: um novo paradigma de interacção do jogo clássico

João Vasco Costa, Pedro Correia, Samuel Almeida, Simão Oliveira, Mário Vairinhos, Ana Isabel Veloso

Resumo


Este artigo apresenta a conceptualização, desenvolvimento e implementação do jogo frogger.concept. O desafio de base para a construção deste jogo foi repensar o clássico Frogger das arcadas, de 1981. A implementação do remake, frogger.concept, implicou repensar todo o processo de game design do jogo, que segundo Kevin Oxland é constituído por: rules, feedback, interface, context sensitivity, goals quests and challenges, enviroment design e balance. A conceptualização técnica é também abordada, nas componentes de hardware e software; o objectivo final desta é a imersividade do jogador na experiência e a redução de barreiras físicas na experiência de jogo. A análise de resultados obtidos nos testes preliminares revelou que era necessário repensar os elementos gráficos do ecrã de jogo e aperfeiçoar o modelo de interacção para reforçar o equilíbrio da jogabilidade. Destaca-se ainda que foi muito positivo o feedback fornecido pelos jogadores que jogaram o frogger.concept.

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