Clãs e Guildas – Dinâmicas, expectativas e motivações do jogar em equipa

Ana Patrícia Oliveira, Ana Isabel Veloso

Resumo


Este artigo, tem como principal objectivo analisar e compreender a forma como os clãs ou guildas de jogos on-line funcionam e interagem enquanto sistema, no qual os seus elementos partilham motivações, expectativas e modos de jogar nos jogos multiplayer, Massive Multiplayer On-line Role Playing Game e Massive Multiplayer On-line First Person Shooter. Estes jogos são jogados por várias pessoas ao mesmo tempo ligadas on-line que começam a associar-se em grupos, formando equipas (clãs/guildas) que têm a sua própria identidade, estrutura e hierarquia. Os singleplayers (os jogadores que não estão associados a uma guilda) sentem, normalmente, a necessidade de jogar em grupo, pois consideram que não possuem uma identidade própria dentro do jogo. Assim, o artigo também se debruça sobre os motivos que levam os singleplayers a aderir a uma guilda, assim como as vantagens e as desvantagens que daí advém.

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