Sumário
INTRODUÇÃO
Capa, Ficha Técnica e Índice Geral | |
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Entretenimento e jogos digitais | |
Nelson Zagalo | 7-8 |
Estado da Arte dos games no Brasil: trilhando caminhos | |
Lynn Rosalina Gama Alves | 9-18 |
SESSÃO 1 - IMPACTOS E COGNIÇÃO
Cognitive Effects of Videogames on Older People | |
Ana Torres | 19-27 |
You Move You Interact: Compreender os novos paradigmas de apreensão estética através de jogos digitais interactivos incorporando estádios cognitivos de aprendizagem | |
João Martinho Moura, Jorge Sousa, Nelson Zagalo | 28-40 |
Clãs e Guildas – Dinâmicas, expectativas e motivações do jogar em equipa | |
Ana Patrícia Oliveira, Ana Isabel Veloso | 41-47 |
Benefícios Cognitivos dos Videojogos: A Percepção dos Jovens Adultos | |
Roberta Oliveira, Teresa Pessoa | 48-53 |
SESSÃO 2 - DESIGN
Designing a pervasive chess game | |
André Pereira, Carlos Martinho, Iolanda Leite, Rui Prada, Ana Paiva | 54-63 |
Uso de softwares de código aberto como ferramentas de design de jogos electrónicos informatizados | |
Fabiane Lima, Rafael Dubiela | 64-71 |
Game Mechanics for Cooperative Games | |
José Bernardo Rocha, Samuel Mascarenhas, Rui Prada | 72-80 |
Games – Refining the Model | |
Pedro A. Santos | 81-86 |
Balloons, an Augmented Virtuality computer game | |
Pedro Lourenço, Miguel Almeida, João Madeiras Pereira | 87-92 |
SESSÃO 3 - MODELOS E NARRATIVA
Propostas de utilização de narrativas dos jogos eletrônicos informatizados | |
Rafael Dubiela, André Battaiola | 93-102 |
frogger.concept: um novo paradigma de interacção do jogo clássico | |
João Vasco Costa, Pedro Correia, Samuel Almeida, Simão Oliveira, Mário Vairinhos, Ana Isabel Veloso | 103-110 |
A Revolução do Controlador Wii | |
Vinicius Mano, Nelson Zagalo | 111-117 |
A Narrativa na Arte Digital | |
Miguel Cunha, Nelson Zagalo | 118-122 |
SESSÃO 4 - LUDICIDADE E EDUCAÇÃO
Cidades virtuais como ambiente educacional colaborativo | |
Daniel Nehme Müller, Otto Lopes Braitback de Oliveira, Lucas Nunes Guimarães, Paloma Dias Silveira, Raymundo Dias Ferreira Filho, Margarete Axt | 123-132 |
Jogos Como Ferramenta Educativa: de que forma os jogos online podem trazer importantes contribuições para a aprendizagem | |
Tiago S. L. Gomes, Ana Amélia Amorim Carvalho | 133-140 |
Ludicidade nos jogos digitais educacionais: Especificação do termo | |
Renato da Cunha Tardin Costa, André Luiz Battaiola | 141-144 |
POSTERS
O Brinquedo e a Imaginação Lúdica: Notas para Pensar a Comunicabilidade Estética da Criança | |
Alexandre Silva dos Santos Filho, Maria Conceição O. Lopes | 145-149 |
Jogos em Dispositivos Móveis: OpenGL ES vs. M3G | |
Andreas R. Silva, Frutuoso G. M. Silva | 150-152 |
Jogos Electrónicos – Distúrbios Psicológicos no Indivíduo | |
Rita Oliveira, Ana Isabel Veloso | 153-154 |
DEMOS
A Granja do Venâncio: jogos para PC em interacção com o comando da Wii | |
Luz Castro | 155-158 |
Super Mario Sketch | |
Ana Patrícia Oliveira, Bruno André Farinha Abrantes, Marta de Sousa Ferreirinha, Rita Alexandra Oliveira | 159-160 |
Balloons, an Augmented Virtuality computer game | |
Pedro Lourenço, Miguel Almeida, João Madeiras Pereira | 161-167 |
CONCLUSÃO
Perfil e perspectivas dos participantes da Digital Games 2008 sobre os videojogos e sobre esta Conferência | |
Luís Pereira | 168-183 |
Comissões da conferência | |
.. .. | 184-186 |
ISSN: 978-989-95500-25