Sumário
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460 pp. |
Diálogo intercultural e mediação em debate | |
Ana Maria Silva, Isabel Macedo, Sílvia Cunha | 6-9 |
I – Educação e interculturalidade
Quantas culturas cabem na escola? Comunicação intercultural e justiça escolar | |
Alexandra Leandro | 11-27 |
La educación intercultural en la formación inicial del profesorado: la voz de los docentes universitarios | |
Juan Leiva, Hélia Bracons | 28-45 |
Desafios da criação do curso de Letras, Artes e Mediação Cultural na Universidade Federal da Integração Latino-americana | |
Giane Lessa | 46-68 |
Do educar ao cuidar na diversidade cultural das famílias | |
Ana Cristina Spinola, Alcinda Costa dos Reis | 69-81 |
A relevância da interculturalidade para uma prática mais inclusiva em trabalho social | |
Hélia Bracons, Juan Leiva | 82-91 |
Projeto ELISSE – E-learning for intercultural skills in Social Education | |
Miguel Prata Gomes, Florbela Samagaio, Gabriela Trevisan, Rui Ramalho | 92-112 |
O acolhimento de refugiados recolocados em Portugal: a intervenção das instituições locais | |
Paulo Costa, Lúcio Sousa, Bárbara Bäckström, Olga Magano, Rosana Albuquerque | 113-133 |
Uma “Mesquita” (lugar de culto) no Alentejo – invisibilidades na cidade | |
Ana Piedade | 134-156 |
A arte como metodologia de intervenção social – uma breve análise do projeto “Refúgio e arte: dormem mil cores nos meus dedos” | |
Priscila da Silva | 157-171 |
II – Comunicação, política e artes
Os fornecedores de internet em Portugal e os desafios em relação à Agenda Digital para a Europa | |
Marina Polo | 173-191 |
A crise económica e financeira e o desafio da Estratégia Europa 2020: as políticas de austeridade na imprensa económica | |
Mafalda lobo | 192-211 |
Direito de Autor e Direitos Conexos na União Europeia: um monólogo legal? | |
Inês Rebanda Coelho | 212-231 |
O rap italiano entre “segunda geração”, desempenho e novo protesto social | |
Luca Bussotti | 232-248 |
Narrativas híbridas e a construção de subjetividades no documentário Fogo no mar | |
Conrado Oliveira, Priscila Silva | 249-262 |
Da arte aos museus: desafios para uma reinvenção da Museologia | |
Gabriela Brandão | 263-281 |
Mediações e políticas culturais para as artes no Brasil e os exemplos do Canadá, França e Portugal | |
Fernanda de Andrade, Lúcia Matos | 282-300 |
III – Contextos e práticas de mediação
Being parents of teenage children in the city. Intercultural mediation as “educational style” of inclusion and citizenship | |
Margherita Cestaro | 302-319 |
Building the foundation of inclusion through self-leadership literacy | |
Malak Oussidhoum | 320-339 |
“O paradigma do nós”: um projeto de empreendedorismo humano-social | |
Filomena Carvalho | 340-359 |
Negociação de conflitos em organizações públicas: contribuição da comunicação não-violenta | |
Marialva Tomio, Vanessa Fraga | 360-374 |
A mediação familiar num contexto de vulnerabilidade social | |
Susana Monteiro, Filomena Carvalho | 375-394 |
Os contornos da mediação intercultural na educação contemporânea: delineamentos e projeções | |
Rosa Maria Sequeira, Valéria Vaz Boni | 395-408 |
O papel do Polícia Municipal enquanto mediador de litígios: uma perspetiva iure condendo | |
Isabel Fonseca, Cláudia Figueiras | 409-426 |
IV – Desafios sociais e políticos: discursos e experiências
Europe as a space for intercultural dialogue and mediation: statement | |
Birgit Van Hout | 428-430 |
Desafios sociais e políticas públicas: a mediação como direito universal | |
Laura Monteiro Magalhães | 431-434 |
L’espace européen comme horizon de la diversité | |
André Moisan | 435-438 |
La mediation sociale: un enjeu politique européen? | |
Hibat Tabib | 439-442 |
Association pour la Formation, la Prévention et l’Accès au Droit (AFPAD) | |
Nicolas Niscemi | 443-449 |
Projets pour le dialogue interculturel et la mediation: le cas de l’association PROMÉVIL | |
Lamine Thiam | 450-452 |
La práctica de la mediación intercultural en Sevilla Acoge: una apuesta por la inclusión social | |
Ousseynou Dieng | 453-459 |
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.:: LASICS ::.
Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
Universidade do Minho