Do educar ao cuidar na diversidade cultural das famílias
Resumo
Cuidar de pessoas e famílias culturalmente diversas constitui-se num dos maiores desafios colocados aos profissionais de saúde, particularmente aos enfermeiros na atualidade, como apontam diferentes indicadores demográficos, sociais e culturais da União Europeia. Na prática clínica destes profissionais com famílias imigrantes identificam-se dificuldades na promoção da sua saúde; esta constatação desencadeia a necessidade de estratégias pedagógicas na formação em Enfermagem para a construção das competências culturais nos estudantes, desde o curso de licenciatura. A valorização do conhecimento teórico e da sua conceptualização na forma como os estudantes cuidam – processo de cuidados – permite a tomada de consciência progressiva, pela prática reflexiva na aquisição de competências, refletindo-se no desenvolvimento congruente das dimensões: instrumental, interpessoal e sistémica para cuidar na diversidade cultural.
A estratégia pedagógica desenvolvida integra evidências de investigação anterior, onde haviam sido identificados elementos facilitadores da comunicação e da avaliação inicial das famílias, potencialmente promotores da adesão e continuidade aos cuidados propostos pelos profissionais de saúde. Pretende-se analisar a construção de competências culturais nos estudantes do curso de licenciatura em Enfermagem, partindo de situações estímulo em sala de aula. Mobilizamos na primeira fase – estudo qualitativo e de orientação etnográfica. Na segunda fase – integração de evidências estruturantes de estudos de caso-análise em contexto teórico. Utilização de instrumento de colheita de dados com dimensões – Listen, Explain, Aknowledge, Recommend, Negociate na avaliação de pessoa/família imigrante, sugerido por Campinha-Bacote (2011). Da valorização do conhecimento teórico e da sua concetualização no modo como os estudantes refletem os cuidados em contextos multiculturais, emergem aprendizagens na intervenção com famílias – valores, costumes, crenças e práticas de saúde, para a tomada de decisão e resolução de problemas. A estratégia revela-se impulsionadora da procura ativa de conhecimento e do desenvolvimento das habilidades para aquisição de competências culturais nos estudantes, promovendo o desenvolvimento da sua autorreflexão e pensamento crítico em enfermagem.
A estratégia pedagógica desenvolvida integra evidências de investigação anterior, onde haviam sido identificados elementos facilitadores da comunicação e da avaliação inicial das famílias, potencialmente promotores da adesão e continuidade aos cuidados propostos pelos profissionais de saúde. Pretende-se analisar a construção de competências culturais nos estudantes do curso de licenciatura em Enfermagem, partindo de situações estímulo em sala de aula. Mobilizamos na primeira fase – estudo qualitativo e de orientação etnográfica. Na segunda fase – integração de evidências estruturantes de estudos de caso-análise em contexto teórico. Utilização de instrumento de colheita de dados com dimensões – Listen, Explain, Aknowledge, Recommend, Negociate na avaliação de pessoa/família imigrante, sugerido por Campinha-Bacote (2011). Da valorização do conhecimento teórico e da sua concetualização no modo como os estudantes refletem os cuidados em contextos multiculturais, emergem aprendizagens na intervenção com famílias – valores, costumes, crenças e práticas de saúde, para a tomada de decisão e resolução de problemas. A estratégia revela-se impulsionadora da procura ativa de conhecimento e do desenvolvimento das habilidades para aquisição de competências culturais nos estudantes, promovendo o desenvolvimento da sua autorreflexão e pensamento crítico em enfermagem.
Palavras-chave
Competência cultural; estratégias pedagógicas; promoção da saúde; estudantes de enfermagem
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Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
Universidade do Minho