Escutar. Sentir. Guardar - Atas do I Encontro Online Audire

Sumário

[Download integral] PDF
  124 pp.
Nota introdutória: escutar para crer PDF
Madalena Oliveira, Alberto Sá, Pedro Portela 5-8

Ambientes sonoros

Um regresso ao escutar: uma reflexão sobre a importância da memória e das paisagens sonoras PDF
Ana Sofia Paiva, Ricardo Morais 10-18
Escuchar, sentir, interactuar. La experiencia del entorno sonoro en los videojuegos PDF
Teresa Piñeiro-Otero 19-28
“Gugu-dadá” e outros sons: o ecossistema sonoro do bebé em isolamento acústico PDF
Teresa Costa Alves 29-35
Ecologia sonora e ecologia ambiental PDF
João N. S. Almeida 36-41

Expressões sonoras

Reflexão sobre as mudanças na linguagem do radiojornalismo brasileiro após a chegada da Internet PDF
Álvaro Bufarah Júnior 43-50
A rádio e o som do silêncio PDF
Rita Curvelo 51-60
O visocentrismo e a locução audiodescritiva como recurso de acessibilidade no futebol para pessoas com deficiência visual PDF
Marcos Alexandre Sena da Silva 61-69
O som como espelho cultural de uma nação: um estudo da articulação sonora e composição estética da obra Feel the sounds of Kenya PDF
Júlia Bohatch Batista 70-78
“O mundo não é para contemplar. É para escutar” - uma análise fílmica do curta-metragem Fantasmas (2010) PDF
Marise da Silva Urbano Lima 79-87

Experiências sonoras

As sonoridades e o apelo à memória: uma reflexão sobre a importância das paisagens sonoras em tempos de pandemia PDF
Ricardo Morais, Ana Sofia Paiva 89-97
Afetos e criações sonoras coletivas durante a pandemia: formas de escutas de si e do outro PDF
Marina Mapurunga de Miranda Ferreira 98-103
Los sonidos de la subalternidad en tiempos de pandemia PDF
Graciela Martínez Matías 104-112
A quantas anda nossa escuta? (possíveis trilhas sonoras para sentipensar-nos) PDF
Carlos Bonfim 113-122


...............................................................................................................

.:: LASICS ::.
Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
Universidade do Minho