Sumário
[Download integral] | |
124 pp. |
Nota introdutória: escutar para crer | |
Madalena Oliveira, Alberto Sá, Pedro Portela | 5-8 |
Ambientes sonoros
Um regresso ao escutar: uma reflexão sobre a importância da memória e das paisagens sonoras | |
Ana Sofia Paiva, Ricardo Morais | 10-18 |
Escuchar, sentir, interactuar. La experiencia del entorno sonoro en los videojuegos | |
Teresa Piñeiro-Otero | 19-28 |
“Gugu-dadá” e outros sons: o ecossistema sonoro do bebé em isolamento acústico | |
Teresa Costa Alves | 29-35 |
Ecologia sonora e ecologia ambiental | |
João N. S. Almeida | 36-41 |
Expressões sonoras
Reflexão sobre as mudanças na linguagem do radiojornalismo brasileiro após a chegada da Internet | |
Álvaro Bufarah Júnior | 43-50 |
A rádio e o som do silêncio | |
Rita Curvelo | 51-60 |
O visocentrismo e a locução audiodescritiva como recurso de acessibilidade no futebol para pessoas com deficiência visual | |
Marcos Alexandre Sena da Silva | 61-69 |
O som como espelho cultural de uma nação: um estudo da articulação sonora e composição estética da obra Feel the sounds of Kenya | |
Júlia Bohatch Batista | 70-78 |
“O mundo não é para contemplar. É para escutar” - uma análise fílmica do curta-metragem Fantasmas (2010) | |
Marise da Silva Urbano Lima | 79-87 |
Experiências sonoras
As sonoridades e o apelo à memória: uma reflexão sobre a importância das paisagens sonoras em tempos de pandemia | |
Ricardo Morais, Ana Sofia Paiva | 89-97 |
Afetos e criações sonoras coletivas durante a pandemia: formas de escutas de si e do outro | |
Marina Mapurunga de Miranda Ferreira | 98-103 |
Los sonidos de la subalternidad en tiempos de pandemia | |
Graciela Martínez Matías | 104-112 |
A quantas anda nossa escuta? (possíveis trilhas sonoras para sentipensar-nos) | |
Carlos Bonfim | 113-122 |
...............................................................................................................
.:: LASICS ::.
Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
Universidade do Minho