Sumário
[Download integral] | PDF [6 MB] |
187 pp. |
Mediação social: tecendo sinergias | |
Ana Maria Costa Silva, Maria de Lurdes Carvalho, Lia Raquel Oliveira | 5-10 |
I. Trajetória e consolidação
Sustentabilidade da mediação social. Debates e desafios atuais | |
Helena Neves Almeida | 13-33 |
Formação, investigação e práticas de Mediação para a Inclusão Social (MIS) em Portugal | |
Ana Maria Costa e Silva | 35-51 |
II. Formação e profissionalização
Mediação social na formação de animadores socioculturais: experiência da Licenciatura da ESELx | |
Maria João Hortas, Joana Campos, Alfredo Dias | 55-67 |
A educação para o empreendedorismo em mediação: um estudo com estudantes universitários | |
Narciso Moreira, Maria Palmira Alves, Ana Maria Costa e Silva | 69-78 |
“Entre nós, connosco” na região baixo alentejana | |
Ana Piedade, Bárbara Esparteiro | 79-91 |
Formação, profissionalização e identidade dos mediadores sociais | |
Ana Maria Costa e Silva, Maria de Lurdes Carvalho, Miriam Aparicio | 93-104 |
III. Contextos e práticas
Gabinetes de mediação de conflitos: estruturas de pacificação, dinâmica e resultados | |
Elisabete Pinto da Costa, Juan Carlos Torrego Seijo, Alcina Manuela de Oliveira Martins | 107-118 |
A mediação sociofamiliar no âmbito do acolhimento residencial | |
Laura Magalhães, Ana Maria Costa e Silva, Ana Tomás de Almeida | 119-128 |
Promoção de habilidades sociais, comunicacionais e de mediação: reflexão sobre práticas | |
Sílvia Cunha | 129-140 |
Programa de Competências Sociais – Comunicação e Gestão de Conflitos: potencialidades da mediação junto de públicos vulneráveis | |
Liliana Rodrigues, Márcia Aguiar | 153-164 |
Gestor cultural: práticas culturais de um mediador | |
Manuel Gama | 165-176 |
Mediação num serviço de pediatria | |
Rute Martins, Lia Raquel Oliveira | 165-176 |
Projeto Mateus: a mediação educacional no pré-escolar | |
Marta Lima, Márcia Aguiar | 177-187 |
...............................................................................................................
.:: LASICS ::.
Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
Universidade do Minho