Projeto Mateus: a mediação educacional no pré-escolar

Marta Lima, Márcia Aguiar

Resumo


Neste artigo, apresentamos o “Projeto Mateus”, concebido, implementado e avaliado no âmbito da Unidade Curricular de Projeto e Seminário – Dispositivos e Metodologias de Formação e Mediação da Licenciatura em Educação da Universidade do Minho. Enquadrado no domínio da Mediação Educacional, particularmente na sua vertente preventiva, o Projeto foi desenvolvido num Centro Infantil durante um ano letivo, tendo como público-alvo crianças entre os 5 e os 6 anos e como objetivo principal promover o desenvolvimento de competências sociais através da realização de atividades centradas na aprendizagem cooperativa. A criação de ambientes de aprendizagem construtivos e cooperativos é um desafio que se coloca às instituições educativas, que desempenham um papel fundamental na potenciação, entre outros, da disciplina, respeito, aceitação do outro, afeto e cooperação, condições que estimulam a confiança das crianças ao nível da expressão de sentimentos e emoções, incentivando, simultaneamente, a sua criatividade na resolução de problemas. O “Projeto Mateus” teve por base um paradigma metodológico qualitativo, assente na investigação-ação. A intervenção centrou-se em atividades e estratégias promotoras da formação integral das crianças, fundamentando- se na aprendizagem cooperativa enquanto método de desenvolvimento de competências sociais e de uma gestão positiva de conflitos. A análise documental, a observação direta, os diários de bordo e as entrevistas semiestruturadas foram os métodos utilizados, quer para o diagnóstico, quer para a avaliação (contínua e final) do Projeto. Em termos de resultados, verificou-se que as crianças foram gradualmente desenvolvendo as competências sociais pretendidas, o que se evidenciou nas expressões utilizadas durante as sessões: “trabalhar em grupo”, “trabalhar em equipa”, “ouvir os outros”, “partilhar”; na mobilização das aprendizagens de umas sessões para as outras; na transferibilidade do vocabulário utilizado nas atividades para outros contextos. Assim, foi possível concluir que o “Mateus” assumiu a continuidade e a ligação entre as sessões, conferindo identidade ao Projeto.

Palavras-chave


Mediação educacional; competências sociais; aprendizagem cooperativa

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Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
Universidade do Minho