Promoção de habilidades sociais, comunicacionais e de mediação: reflexão sobre práticas
Resumo
Os contextos educativos, bem como as práticas de mediação socioeducativa, não raras vezes encontram-se associados ao domínio formal. Consequência desse facto, e de modo geral, o desenvolvimento de projetos, programas e estratégias neste âmbito incidem com maior frequência em contextos escolares. Neste seguimento e visando contrariar esta tendência, este artigo tem como foco a apresentação de um programa de promoção de habilidades sociais, comunicacionais e de mediação, desenvolvido num âmbito de intervenção não formal, nomeadamente num Centro de Atividades de Tempos Livres (CATL). Objetivando-se como estratégia de empoderamento dos seus participantes enquanto cidadãos ativos e responsáveis, o Programa1 ambicionava habilitar os participantes nas competências referidas, para que estas fossem mobilizadas não só no contexto em foco, mas também nos diferentes contextos sociais: família, escola, grupo de amigos, entre outros. Com este artigo pretende-se também refletir acerca da apropriação das estratégias propostas e dinamizadas no âmbito do referido programa no que respeita a sua relação com os objetivos a que se pretendia dar resposta e às necessidades/interesses do contexto e do público-alvo. É ainda objetivo deste artigo, refletir sobre a especificidade do profissional dinamizador do programa e do contributo da sua formação, enquanto Técnico Superior de Educação e Mediador Socioeducativo. Este trabalho assentou numa metodologia qualitativa de investigação-ação, com recurso a variadas técnicas de recolha e registo de dados, bem como de avaliação. Os resultados alcançados no que concerne às potencialidades do Programa foram bastante satisfatórios, sendo reconhecida a sua pertinência pelos seus participantes e comunidade envolvente (famílias, educadoras, auxiliares de ação educativa, entre outros).
Palavras-chave
Contextos educativos; mediação; competências sociais; profissional de mediação
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Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
Universidade do Minho