Literacias cívicas e críticas: refletir e praticar

Sumário

[Download integral] PDF
  186 pp.
Prefácio: conceitos e práticas PDF
Manuel Pinto 7-10
Literacias cívicas e críticas PDF
Maria José Brites, Inês Amaral, Marisa Torres da Silva 11-12

Parte I – Literacias críticas

Autoaprendizagens sobre jornalismo, até quando? PDF
Maria José Brites 17-30
Literacia dos média e discurso de ódio PDF
Marisa Torres da Silva 31-42
Transmedia storytelling e literacia: histórias multimédia participativas PDF
Inês Amaral 43-57

Parte I – Conceitos

Educação para os média como uma disciplina transversal PDF
Christine W. Trültzsch-Wijnen 61-68
Literacia para as notícias PDF
Paul Mihailidis 69-72
Literacia crítica dos média PDF
Jeff Share 73-75
Notícias falsas e desordens informativas PDF
Divina Frau-Meigs 77-79
Literacias cívico-mediáticas PDF
Lynn Schofield Clark, Carlos Jimenez, Baylee Suskin 81-85
Comunicação para a mudança social PDF
Thomas Tufte 87-90
Ambientes de aprendizagem pessoal PDF
Graham Attwell 91-93
Educação digital PDF
Luís Pereira 95-96
Literacia digital e metodologias PDF
Lídia Oliveira 97-99
Competências mediáticas PDF
Paula Lopes 101-102
Literacia das imagens PDF
Nelson Zagalo 103-104
Educação formal, não formal e informal PDF
Maria Raquel Patrício 105-107
Digital storytelling PDF
Paulo Nuno Vicente 109-110

Parte II – Fichas de atividades

A notícia do avesso: 5W+H ao serviço do jornalismo inclusivo PDF
Rita Basílio de Simões 115-117
Notícia de jornal: uma abordagem ao texto jornalístico PDF
Maria João Filipe 119-120
E por acaso criança lê jornal? Produção de notícias para a infância PDF
Juliana Doretto 121-122
Jornalistas por um dia: pensar o mundo e construir notícias PDF
Patrícia Silveira 123-124
Notícias e blogs PDF
Estrela Serrano 125-127
Notícias e estudantes de jornalismo: manual colaborativo do ensino da reportagem a partir do modelo do REC PDF
Pedro Coelho 129-131
“Quando temos um martelo na mão, tudo nos parece um prego” PDF
Stéphane Laurent, Maria Inês Santos 133-134
Notícias e leituras: combater as alterações climáticas em sala de aula PDF
Rita Zurrapa, Teresa Pombo 135-136
Olhar de outro género para as notícias PDF
Carla Cerqueira 137-138
Regulação e educação para os média: compreender criticamente a informação televisiva PDF
Tânia de Morais Soares, Vanda Calado 139-140
Explorando as minhas notícias pessoais e ambiente mediático PDF
Graham Attwell 141-143
Como produzir um podcast, explorando a ferramenta Audacity PDF
Vítor Diegues 145-146
Vamos fazer um spot de rádio PDF
Paulo Martins 147-148

Parte II – Como fazer um meio escolar/comunitário?

Como fazer um meio comunitário PDF
Joana Alves dos Santos 151-153
Como fazer uma publicação informativa escolar PDF
Eduardo Jorge Madureira 155-157
Criar média escolares comunitários: vantagens, obstáculos e percurso sustentável PDF
Vítor Tomé 159-161
Implementar um projeto de rádio numa escola: procedimentos a adotar PDF
Vítor Diegues 163-166
Rádio Impacto – uma rádio no coração da escola PDF
Paulo Martins 167-169
Como fazer um projeto de literacia para os média envolvendo os jornalistas PDF
Sofia Branco 171-173

Bibliografia e links úteis

Bibliografia PDF
  177-179
Links úteis PDF
  181


...............................................................................................................

.:: LASICS ::.
Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
Universidade do Minho