A relevância da interculturalidade para uma prática mais inclusiva em trabalho social

Hélia Bracons, Juan Leiva

Resumo


Como ponto de partida para esta reflexão, cremos que é imprescindível considerar os elementos contextuais que afetam o desenvolvimento da intervenção social em sociedades multiculturais. São aspetos que requerem uma reflexão prévia para pensarmos o agir profissional.
É necessário estar atento à nossa vida quotidiana para verificar que constantemente comunicamos e relacionamo-nos com pessoas que pensam, sentem, falam, interpretam, valorizam e atuam de formas distintas. Estas diferenças são herança de uma bagagem cultural própria, de valor inestimável que nos caracteriza e nos oferece a oportunidade de um enriquecimento mútuo.
Neste trabalho revisitamos a necessidade de transformar o multicultural em intercultural e sublinha a sua importância na prática do trabalho social. Tem como referência alguns dados e alguns resultados de uma tese de doutoramento, defendida em 2017, sobre competência cultural (Bracons, no prelo). Assente numa metodologia qualitativa foi aplicada uma entrevista focalizada a assistentes sociais que trabalham com pessoas culturalmente diversificadas, no território de Loures.

Palavras-chave


Interculturalidade; diversidade; competência cultural

Texto Completo:

PDF


...............................................................................................................

.:: LASICS ::.
Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
Universidade do Minho