Comunicação da cibercultura: (in)visibilidades e visualidades dos e-atores sociais em dispositivos, métodos e fontes digitais

Pedro de Andrade

Resumo


Como comunicar a cibercultura e os modos visuais da sua expressão, para tornar a cibercultura mais visível, ora no campus (através dos Ciberculture Studies), ora em atividades externas a este território do conhecimento?
Como hipótese de trabalho, argumenta-se que é possível desenvolver uma Open Research que realize uma articulação mais profunda entre a investigação e a educação dos cidadãos, por meio de métodos digitais que aproximem a Sociologia às culturas quotidianas digitais e à e-cidadania.
Algumas ilustrações desta pesquisa aberta:
Exemplo 1: a equipa do projeto intitulado Comunicação Pública da Arte, construiu e testou uma mesa interativa em hibrimédia (2010), no âmbito da exposição ‘Sem Rede’ realizada pela artista plástica Joana Vasconcelos no Museu Coleção Berardo. Os visitantes do museu associaram comentários e palavras-chave às obras de arte que consultaram, construíram redes visuais relacionando as obras de arte expostas, etc.
Exemplo 2: no Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho, uma experiência educativa foi introduzida na disciplina ‘Ciberculturas’. Um dos objetivos consistiu em estudar e ensinar as dinâmicas visuais-digitais do conhecimento na área da e-cultura.
Exemplo 3: os Sociological Comics constituem uma banda desenhada onde se realiza uma pesquisa sociológica através de visualidades sociais (fotografias digitais, etc.) que desvelam a visibilidade social das lutas políticas contra a austeridade em Portugal (2013).

Palavras-chave


comunicação da cibercultura; pesquisa aberta; dinâmicas visuais-digitais do conhecimento; banda desenhada sociológica

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Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
Universidade do Minho