No-Poo®, Low-Poo® e pós-modernidade: os desafios da construção da identidade organizacional no contexto das redes sociais da internet

Ana Karolina Santos, Priscila Gomes da Silva, Marcelo Pereira da Silva

Resumo


Analisamos o caso da empresa de cosméticos Deva Curl no Brasil, no que tange ao uso dos termos No-Poo® e Low-Poo® e à construção da identidade organizacional no contexto das mídias sociais da internet. Ancorados em uma pesquisa bibliográfica sobre identidade, comunicação e mídias virtuais, realizamos um estudo de caso baseado em enunciados materializados no Facebook por consumidores da marca Deva Curl, problematizando as relações conflituosas entre empresas e públicos de afinidade na ágora virtual. Consideramos que as organizações se valem da emoção nas suas narrativas publicitárias, mas racionalizam o discurso diante das conflitualidades, devendo repensar as alteridades em um tempo no qual os laços sociais se encontram cada vez mais frágeis.

Palavras-chave


Comunicação; identidade organizacional; mídias sociais digitais; Deva Curl; estudo de caso

Texto Completo:

PDF


...............................................................................................................

.:: LASICS ::.
Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
Universidade do Minho