Reflexões sobre o espaço público

Maria Margarida Toscano

Resumo


A narrativa habermasiana do espaço público foi elaborada nos anos 60, num contexto bem diferente daquele que suporta, em grande parte, os novos espaços públicos do séc. XXI: a tecnologia, a internet e as redes sociais. No entanto, alguns conceitos habermasianos – esfera pública e esfera privada, espaço público como espaço de argumentação – continuam a ser incontornáveis para pensarmos algumas das suas transformações estruturais na atualidade. Aliás, a alteração e diluição de fronteiras entre público/privado, e a transformação da esfera pública em esfera representativa e aclamativa são fenómenos cuja emergência Habermas já identificou em ligação, entre outros, com o declínio do capitalismo liberal e o desenvolvimento da comunicação de massas.
A desmaterialização, a crescente privatização de elementos públicos, a publicitação do privado, a fragmentação e a imediatez na comunicação não têm hoje precedentes e exigem novos conceitos, como defende Daniel Innerarity. Mas para quem não renuncia a um tipo ideal (no sentido de Max Weber) de espaço público como espaço de diálogo racional sobre o que é comum, como de resolução de conflitos e de diferenças, alguns elementos do pensamento de Habermas continuam essenciais.
A comunicação que nos propomos apresentar será uma breve reflexão crítica sobre a emergência e as alterações do espaço público moderno usando o modelo de Jürgen Habermas como ponto de partida e recorrendo, ainda, a algumas contribuições de autores cujo objeto são já os novos espaços públicos mediatizados do séc. XXI, como Daniel Innerarity e Byung-Chul Han, particularmente o primeiro. Propomo-nos igualmente chamar a atenção para a importância de, no âmbito da educação para os média e para a cidadania, não se perder de vista a ideia de espaço público como espaço de discussão racional. E, concomitantemente, para a importância de uma educação para a argumentação e a ética da discussão.

Palavras-chave


Público; privado; argumentação

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Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
Universidade do Minho