Comportamentos de leitura e compreensão de textos em suporte digital e impresso por parte de alunos do ensino superior

Ana Terra

Resumo


São apresentados e analisados os resultados de uma pesquisa relativa às práticas e às preferências de leitura em suporte digital e em suporte impresso, junto de uma amostra de estudantes portugueses do ensino superior. Através da aplicação de um inquérito online, foram recolhidos 262 questionários válidos completos. A contextualização da temática é feita com base numa revisão da literatura sobre as práticas e as preferências relativamente aos suportes de leitura por parte dos jovens. É discutida a importância da língua e da dimensão do texto para determinar a preferência do formato de leitura. São ainda analisados aspetos relativos à influência do formato de leitura relativamente à memorização, ao envolvimento ativo com o texto através de anotações e de práticas de sublinhar, à disponibilidade para a reler os textos bem como à capacidade de concentração.

Palavras-chave


Práticas de leitura; comportamento informacional; literacia da informação

Texto Completo:

PDF


...............................................................................................................

.:: LASICS ::.
Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
Universidade do Minho