Formação reflexiva em linguagem digital para professores da educação infantil: caderno de formação em linguagem digital
Resumo
O artigo tem por objetivo discutir a formação continuada em linguagem digital para professores da educação enfantil como um importante espaço para oportunizar posturas reflexivas e participativas dos docentes no contexto escolar e local. A inserção das tecnologias na educação decorre de mudanças que acontecem na sociedade na era digital. Numa pesquisa de campo realizada nas Unidades de Educação Infantil (UMEI) de Belo Horizonte, Estado de Minas Gerais/Brasil, que teve por objetivo discutir como as UMEI estavam utilizando as mídias digitais no diálogo com a construção dos saberes na infância, constatou-se a necessidade de formação reflexiva em linguagem digital para os professores que atuam na educação infantil. É fundamental discutir a formação continuada como uma proposta de intervenção viável para oportunizar reflexão da prática das professoras da educação infantil acerca das mídias digitais. Assim, inicialmente, é feita uma discussão sobre formação reflexiva e metodologias participativas, abordando mais especificamente a metodologia das oficinas, enfocando a sua potencialidade de problematização para um processo de formação reflexiva. Em seguida, há uma descrição das principais conclusões da pesquisa de campo, com enfoque na demanda de formação em letramento digital. Apresenta-se também a formação reflexiva em letramento digital para os professores de educação infantil proposta em uma cartilha de linguagem digital.
Palavras-chave
Formação docente; linguagem digital; educação infantil
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Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
Universidade do Minho