Pesquisa-formação em educação para os média: experiências e conexões

Monica Fantin

Resumo


O texto trata de experiências e práticas de pesquisa-formação no âmbito da educação para os média. Ao situar os desafios da educação no contemporâneo, o artigo apresenta diversos aspectos da pesquisa-formação no âmbito da educação para os média a partir de três pesquisas sobre mídia, tecnologias, multiliteracias e educação, desenvolvidas com estudantes e professores de escolas públicas de Florianópolis, SC, Brasil, no contexto do Grupo de Pesquisa Infância Comunicação, Cultura e Arte, NICA, UFSC/CNPq. A articulação entre as pesquisas se constrói por meio de perguntas que emergem e questões a aprofundar na busca de conexões entre elas, sempre com os fundamentos teóricos e metodológicos da pesquisa em mídia-educação. A ênfase colaborativa das pesquisas nesse campo pressupõe que a parceria centre pesquisadores, professores e estudantes é fundamental para qualificar as reflexões e as práticas educativas e midiáticas na cultura digital, nesse sentido, o texto também sinaliza algumas experiências sobre a importância da parceria entre educação e produtores culturais no âmbito da mídia e da cultura audiovisual. Nas considerações, o texto destaca a importância de identificar os usos dos média e as competências midiáticas de crianças, jovens e professores a fim de compreender os sentidos que constroem em suas práticas culturais na escola e fora dela e o papel da formação. Ao desencadear aprendizagens significativas e deslocar os protagonismos dos dispositivos visando uma educação de crianças e jovens que propicie outras formas de participação na escola, no território e na cultura, as experiências sinalizam a importância de construir conexões e redes em que a dimensão estética também possa ser uma possibilidade de inteligibilidade do agir educativo e comunicativo de modo a promover outras relações.

Palavras-chave


Educação para os média; pesquisa-formação; escola; cultura

Texto Completo:

PDF


...............................................................................................................

.:: LASICS ::.
Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
Universidade do Minho