A mídia sonora como instrumento de formação e inclusão social de jovens protagonistas em rede de ensino público no Brasil

Cândida Lemos

Resumo


A produção sonora por adolescentes é a base do projeto Radioescola, que pertence ao Programa Escola Integrada, parceria da Prefeitura de Belo Horizonte, capital do estado de Minas Gerais, Brasil, e o Centro Universitário UNA, de acordo com políticas de melhoria do Ensino Fundamental da rede pública. Portanto, alunos de graduação da UNA são monitores bolsistas e realizam oficinas em escolas municipais, no programa criado em 2007 pela Prefeitura, que visa a ampliação do tempo do aluno na escola, já que a permanência dos alunos é de apenas quatro horas, na maioria das escolas do país. Como objetivos específicos, o projeto almeja desenvolver habilidades de comunicação oral, capacidade de síntese e de raciocínio, realizar pesquisas no âmbito da cultura e da música, em particular, diminuir a distância entre a sociedade e a escola. A mídia sonora, mais além do rádio tradicional transmitido pelas ondas hertzianas, ganhos novos atrativos em tempos de utilização tecnológica intensiva e insere-se no conceito de sonosfera, o som como ingrediente
da comunicação dinâmica, atraente e capaz de aglutinar pessoas.

Palavras-chave


Sonosfera; comunicação e educação; tecnologia e cidadania

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Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
Universidade do Minho