Transformações da comunicação organizacional: novas práticas e desafios nas mídias sociais

Kamila Mesquita, Teresa Ruão, José Gabriel Andrade

Resumo


A comunicação organizacional vem acompanhando o desenvolvimento dos meios digitais e evoluindo as suas perspectivas, juntamente com as alterações que acontecem na sociedade. Entre os instrumentos mais utilizados pela comunicação das organizações atuais, estão as mídias sociais, ferramentas cada vez mais populares, onde circulam grande parte das informações do meio digital. Os benefícios da participação das organizações nesses espaços vêm sendo amplamente discutidos. Mas, tendo em vista que essa participação não garante necessariamente resultados positivos à imagem e reputação de uma organização, é importante conhecer e refletir sobre as vulnerabilidades e desafios a que estão expostas, assim como as possíveis formas de atuação. Neste estudo, através de uma revisão de literatura e apresentação de exemplos práticos, realizamos uma breve reflexão sobre as transformações que vêm ocorrendo na comunicação organizacional no contexto digital, tendo como foco alguns dos desafios que estão sendo enfrentados pelas organizações nas mídias sociais: a perda do controle sobre as informações disseminadas, o novo perfil de público que produz e espalha conteúdo e o ambiente carregado de estímulos, trazendo dificuldades para captar a atenção e estabelecer a comunicação. Também apresentaremos novas práticas de comunicação e relacionamento que vêm sendo empregadas nesses contextos.

Palavras-chave


comunicação digital; comunicação organizacional; mídias sociais

Texto Completo:

PDF


...............................................................................................................

.:: LASICS ::.
Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
Universidade do Minho