A participação do público na construção da pauta dos podcasts
Resumo
Este artigo analisa a participação dos leitores na construção da pauta e da linha editorial no jornalismo alternativo. Para isto, são analisados programas jornalísticos brasileiros em formato de podcasts (programas de áudio para internet) que utilizam o financiamento coletivo recorrente como fonte de financiamento, oferecendo como uma das recompensas, a participação dos apoiadores em grupos fechados em redes sociais para discussão dos assuntos abordados pelos programas. Os programas analisados são Braincast e Mamilos, podcasts semanais de repercussão no Brasil, não pertencentes aos grandes conglomerados de comunicação, que utilizam ferramentas de financiamento coletivo recorrente. Nos grupos do Facebook destinados aos apoiadores, são analisados o número de inscritos, a participação destes, a intervenção dos administradores da página. Depois, é feita uma comparação com o conteúdo dos podcasts para saber quais as influências do público na construção da pauta e linha editorial. O objetivo é aprofundar o debate sobre a relação do jornalismo com a comunidade, especificamente do jornalismo alternativo e a eficiência das técnicas de financiamento de projetos digitais através da participação do público.
Palavras-chave
Podcasts; jornalismo participativo; webjornalismo; jornalismo alternativo
Texto Completo:
PDF
...............................................................................................................
.:: LASICS ::.
Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
Universidade do Minho