O projeto “Sete Palheiras” como preservação da memória e identidade cultural local de Fafe através da comunicação digital

Filipa Matias, Jorge Brandão Pereira

Resumo


Reconhecendo no conceito de cultura um conjunto de símbolos, crenças, artefactos, costumes e tradições criados de forma única em diferentes comunidades, identificam-se e relacionam-se aspetos materiais e imateriais no processo de criação de cultura. O presente artigo desenvolve o projeto “Sete Palheiras”, que assume a missão cultural de preservação da memória identidade local sobre o artesanato de palha do concelho de Fafe. A estratégia, integrada num projeto de investigação-ação e intervenção no território e seus agentes, visa preservar a memória e abrir a prática do artesanato à participação da comunidade local e global, através de uma reflexão sobre meios digitais, ferramentas multimédia e técnicas de apresentação da informação na web 2.0.
Embutidas nos processos e nas práticas artesanais, residem memórias, estórias e experiências pessoais, formulando-se relações entre os indivíduos e entre os mesmos e o território. Assim, considera-se o artesanato como um significativo elemento que participa da identidade cultural de um determinado território ou comunidade. Os objetivos para este projeto definem-se a partir da necessidade identificada de salvaguardar este tipo de expressão artesanal, assim como de uma reflexão acerca do papel dos novos média digitais como agentes na preservação da cultura, da identidade e da memória local.
O objetivo fundador visa explorar as possibilidades de preservação e disseminação das heranças culturais através dos meios digitais e das ferramentas multimédia. Através do projeto teórico-prático e do trabalho de campo, conduziu-se uma investigação exploratória sobre as potencialidades dos meios digitais e das ferramentas multimédia, não só para comunicar e preservar informação relacionada com questões do património cultural, mas também pela sua capacidade de transmitir registos (sonoros, visuais, audiovisuais) dos ambientes inerentes a determinadas expressões culturais.
“Sete Palheiras” desenvolve a intenção de revitalizar o conhecimento, a memória e as estórias subjacentes ao universo do estudo de caso do artesanato da palha do concelho de Fafe. A abordagem conceptual — sobre conceções de memória e identidade cultural, sobre a presença no ciberespaço e sobre a relação destes conceitos — perspetiva os suportes digitais e multimédia como elemento aglutinador e promotor desse conhecimento, contribuindo para a valorização do território e da sua cultura.

Palavras-chave


Média digitais; identidade cultural local; artesanato de Fafe; participação

Texto Completo:

PDF


...............................................................................................................

.:: LASICS ::.
Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
Universidade do Minho