Manto da apresentação de Arthur Bispo do Rosário: astúcia contemporânea e modos de produção da presença
Resumo
A partir do conceito de contemporâneo proposto por Giorgio Agamben, este estudo reflete sobre três aspectos compreendidos como contemporâneos no Manto da Apresentação de Arthur Bispo do Rosário (1909-1989), artista afro-brasileiro de arte contemporânea. O Manto é uma indumentária produzida e bordada ao longo dos anos em que Bispo permaneceu internado na Colônia Psiquiátrica Juliano Moreira, Rio de Janeiro, entre 1938 a 1989. Desse modo, o primeiro aspecto proposto diz respeito à dimensão visual e a força que o Manto aglutina no gesto do corpo vestido; o segundo aponta para a complexa heterogeneidade e exuberância do Manto, revelando também uma vida expropriada, apanhada pelas redes do racismo. E, por fim, o terceiro propõe lançar um olhar sobre os entrelaçamentos mestiços que se presentificam na referida indumentária.
Palavras-chave
Manto da Apresentação; Arthur Bispo do Rosário; presença; contemporâneo
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Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
Universidade do Minho