Mulher artista. Registros clássicos da prática artística e docência

Elaine Regina dos Santos

Resumo


Notadamente é reduzido o número de nomes de artistas mulheres na História da Arte, bem como autores que tenham registrado a produção artística feminina. As perguntas que surgem são: não existiram mulheres no campo artístico? Ou o fato, assim como afirmam outros pesquisadores, foi construído historicamente? Refletindo sobre o tema, parece importante apontar registros dos autores clássicos italianos Plínio, “O Velho” (23 d.C.-79 d.C.), Giovanni Boccaccio (1313-1375) e Giorgio Vasari (1511-1574). Há de se considerar o hiato no tempo entre as publicações e o tempo presente, e a contextualização da sociedade de cada época. Este artigo busca iluminar estas questões e refletir a partir dos primeiros registros sobre a produção artística de mulheres e pesquisas posteriores desenvolvidas sobre o tema, como uma valorização da atividade artística independente de gênero, salientando a importância do aspecto social, político, econômico, artístico e humano de seres que compartilham saberes e trabalham na direção de enriquecimento e disseminação de cultura. As mulheres atuaram juntamente e não como coadjuvantes. Cabe aos pesquisadores dar luz aos fatos que deixaram lacunas na memória, colaborando para a compreensão e concepção de uma história mais próxima possível da realidade e para a evolução mais justa da humanidade.

Palavras-chave


Mulheres artistas; Plinio, O Velho; Giovanni Boccaccio; Giorgio Vasari

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Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
Universidade do Minho