A dimensão artística do videogame e seu lugar na cultura: um olhar sobre a exposição L’art dans le jeu vidéo – l’inspiration française

Ricardo de Araujo Soares

Resumo


Na tentativa de ir além às compreensões generalistas sobre o caráter de “mero entretenimento” dos videogames e, ainda, de problemas como apelo a violência e vício, buscamos, neste artigo, apresentar reflexões sobre a dimensão artística do videogame e seu lugar na cultura. Partimos da compreensão do videogame como cultura, na medida em que entendemos que o jogo está presente desde sempre nas sociedades (Huizinga, 1938; Caillois, 1958). Com o advento da sociedade tecnológica e conectada em redes (Castells, 2011) e a onipresença do ciberespaço (Levy, 2007), o jogo, agora em sua forma digital, isto é, o videogame, se tornou um dos elementos mais evidenciados da cultura contemporânea. A inserção do videogame no espaço do museu levanta a discussão não somente do videogame como parte da cultura, mas também enquanto expressão artística. A partir da exposição francesa “L’Art Dans Le Jeu Vidéo – L’Inspiration Française”, realizada em Paris (França) entre os meses de setembro de 2015 e abril de 2016, mostraremos o caráter complexo e multidisciplinar do videogame, bem como sua dimensão artística, pois não só vincula instrumentos e criatividade para a elaboração de um produto lúdico, como também é capaz de engajar afetos e emoções, do jogador e do apreciador.

Palavras-chave


Videogames; cultura; artes; museus

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Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
Universidade do Minho