Media, cultura e as transformações do jornalismo
Resumo
Este texto apresenta as principais reflexões e discussões teóricas realizadas no primeiro ano da pesquisa de Doutoramento sobre as transformações na produção de conteúdo jornalístico diante das novas dinâmicas de participação do público na web. Partimos do pressuposto que os pure players, como expressão dos novos media de jornalismo, se constituem como “lugares de fala” da sociedade civil e pautam temas não abordados pela media tradicional. A partir da compreensão de que é no ciberespaço como extensão da esfera pública (Dalhberg, 2001) que as mudanças latentes no jornalismo podem ser observadas, a problemática da pesquisa propõe responder como a produção de conteúdo dos novos media de jornalismo digital na cultura brasileira e francesa é impactada pelas campanhas de grande repercussão nos media sociais. O estudo propõe analisar comparativamente os pure players franco-brasileiros e o modo como o jornalista narra e apresenta os conteúdos na web, a partir da compreensão de que o uso das redes sociais nas redações alterou as práticas jornalísticas (Be Diaf, 2013), e que o público passa a influenciar a produção jornalística (Estienne, 2007). A análise preliminar permitiu constatar que embora os sites de notícias do Brasil e da França convivam na mesma paisagem midiática digital, apresentam diferenças significativas em seus modelos de negócio, pautas e natureza institucional.
Palavras-chave
Jornalismo digital; media sociais; Brasil; França
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Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
Universidade do Minho