Adolescentes, Desenvolvimento Humano e Cibercultura: novas interfaces do conhecimento – uma pesquisa de campo

Sebastião Gomes de Almeida Júnior, Ana Lúcia Werneck Veiga, Lúcia Helena Schuchter

Resumo


Este artigo versa sobre uma pesquisa de mestrado concluída em 2013 com adolescentes de uma escola da Rede Municipal de Ensino de Juiz de Fora, Minas Gerais - Brasil. Mediante entrevistas semi-estruturadas com grupos focais, seguindo uma perspectiva dialógica, foram produzidos registros contendo falas significativas desses jovens relacionadas à sua navegação na internet no processo de apropriação das ferramentas de pesquisa e compartilhamento, nos jogos online e nas redes sociais. No presente estudo são tratadas questões relativas às tecnologias no campo da educação e do desenvolvimento humano, interfaces fundamentais para a compreensão do contexto de adolescentes em formação que se inserem no ambiente da cibercultura na contemporaneidade. Tendo como referencial teórico-metodológico a abordagem histórico-cultural, busca-se compreender de que modo os adolescentes se relacionam e potencializam seu desenvolvimento, envolvendo sua apropriação de instrumentos e signos culturais mediados pelos dispositivos tecnológicos no ambiente da cibercultura. Na contextualização desse estudo envolvendo o ambiente comunicacional contemporâneo são apresentados apontamentos que se articulam com autores que abordam as redes sociotécnicas como lugar de aprendizagem de novos conhecimentos, como meio de interação na cultura da convergência e como espaço de novas configurações socioculturais.

Palavras-chave


Adolescente; Cibercultura; Comunicação; Educação

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Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
Universidade do Minho