Mobilidade acadêmica internacional de brasileiros: perfil, motivações e avaliação do intercâmbio na Universidade do Minho
Resumo
A mobilidade estudantil tem se tornado um tema de grande importância na atualidade, visto o seu crescente avanço no mundo globalizado, resultante de um processo de internacionalização do conhecimento e do desenvolvimento de relações de cooperação entre países e instituições de ensino superior. Políticas públicas, convênios e acordos foram firmados para fortalecer este tipo de mobilidade, além do apoio financeiro fornecido por diversos programas que fazem circular em nível mundial bolsas de estudo para alunos de mestrado, doutorado e pós-doutorado, o que mostra a complexidade desta temática. Com o intuito de abordar a mobilidade acadêmica e cultural de estudantes brasileiros em Portugal, este artigo retrata como se inserem os brasileiros neste contexto de internacionalização da educação, especificamente no nível da pós-graduação desenvolvida na Universidade do Minho (UMinho). Pretende-se abordar suas principais características e desafios, assumindo como objetivo geral uma compreensão acerca da identidade sociocultural, das motivações, das formas de integração acadêmica e social nas quais acabam se inserindo os estudantes brasileiros. Os resultados revelam um tipo de mobilidade de que sobressaem motivações de ordem social e cultural, ainda que articuladas com as motivações acadêmicas.
Palavras-chave
Internacionalização da educação; mobilidade acadêmica; estudantes brasileiros; Universidade do Minho
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Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
Universidade do Minho