Transcender a cultura: poderá a Europa ser um modelo de convivência através da diferença?

Rita Himmel

Resumo


É frequente ouvir-se teóricos e opinion makers afirmar que a Europa, mais concretamente a União Europeia, deveria ser vista como um potencial paradigma, a nível global, de uma comunidade pós-nacional baseada num modelo de convivência pacífica através da diferença, da allgemeine Vereinigung der Menschheit [unificação universal da Humanidade], de Immanuel Kant. Uma união cuja riqueza e potencial de prosperidade reside exatamente na sua diversidade.
Todavia, eventos recentes demonstram o crescimento de um sentimento de contestação da diferença (tal como o movimento Pegida contra requerentes de asilo e refugiados na Alemanha). Estamos, atualmente, a experienciar um momento em que o modelo ideal de uma sociedade capaz de “thriving-through-variety” (Bauman, 2013) parece contrastar com uma realidade em que atos de contestação da diferença se tornam cada vez mais frequentes.
Este texto explora a ideia de que a incapacidade de concretizar um modelo de sociedade transcultural existe, mais do que por falta de vontade política, devido a uma conceção de cultura nacional que impossibilita a criação do tal modelo idealizado.
Esta reflexão será feita através da análise da ideia de Zygmunt Bauman da Europa como uma potencial referência global, e do confronto desta mesma análise com os enquadramentos teóricos acerca de sociedades baseadas nesse modelo de diversidade, como o de transculturalidade de Wolfgang Welsch, completada com uma breve análise empírica do conceito de cultura utilizado nos média. Pretende-se desenvolver a ideia de que a prosperidade através da diferença apenas pode ser atingida se o atual conceito de cultura, e de culturas nacionais, for ultrapassado.

Palavras-chave


Cultura; cosmopolitismo; transculturalidade; Europa

Texto Completo:

PDF


...............................................................................................................

.:: LASICS ::.
Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
Universidade do Minho