Marcelo Rebelo de Sousa, um Presidente da República em estado de graça na imprensa generalista
Resumo
O presente artigo estuda a mediatização do trabalho do Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa ao longo do seu primeiro ano de mandato. De modo a compreender quais os traços gerais que marcaram esta mediatização, estudámos todos os artigos sobre a Presidência da República publicados ao longo desse período nos diários generalistas portugueses (Correio da Manhã, Diário de Notícias, Jornal de Notícias e Público), sendo o corpus de análise constituído por quase mil artigos. Durante o seu primeiro ano de mandato, Marcelo Rebelo de Sousa apresentou-se em estado de graça no espaço público mediático: há grande noticiabilidade da Presidência da República, com um enfoque maioritariamente positivo (70% dos textos noticiosos) e recorrendo, na sua maioria, ao próprio Presidente como fonte de informação. As notícias, em grande parte, são extensas ou longas (80%), tendo maior espaço nos diários de referência do que nos periódicos populares. Apesar de se produzir muito conteúdo noticioso e de os artigos procurarem uma ou mais fontes (60%), não se verifica uma pluralidade de vozes. Há uma tendência para ouvir o mesmo tipo de interlocutores e aqui privilegia-se Marcelo Rebelo de Sousa. O Presidente da República encerra em si o próprio espaço mediático, sendo o acontecimento, a figura central e a própria fonte de informação.
Palavras-chave
Presidência da República; jornalismo político; imprensa generalista
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Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
Universidade do Minho