Indústrias culturais e criativas em contexto rural: a rede cultural Sete Sóis Sete Luas em Alfândega da Fé

Raquel Pires, João A. Mota, Katja Tschimmel

Resumo


Esta investigação parte da existência de um défice de entendimento sobre
qual o modelo e qual o valor instrumental das Indústrias Culturais e Criativas (ICC) para o desenvolvimento sustentável em contextos rurais.
Delimitamos o campo de estudo ao caso da Rede Cultural Sete Sóis Sete
Luas (RCSSSL) em Alfândega da Fé (AF) para compreender melhor o processo das ICC em ambientes rurais.
O presente trabalho não pretende unicamente entender os setores cultural e criativo em ambientes rurais, mas também apresentar hipóteses de soluções agregadoras entre as comunidades rurais e os agentes criativos, tendo como referência a RCSSSL – AF.
Pretendemos compreender a autossustentabilidade do território de AF e
como pode a RCSSSL favorecer a inovação social e a construção de narrativas comunicacionais, através do recurso à cultura local.
No quadro das ICC, o design tem manifestado um crescente comprometimento na mudança do mercado ao impulsionar a inovação social, a inovação tecnológica e a inovação dos serviços culturais.
Para o modelo de análise, optámos por uma metodologia qualitativa: Research in Design Context. Durante o estudo preliminar e a formulação de hipóteses, recolhemos e organizamos informação segundo o modelo Grounded Theory.
Foram realizadas três entrevistas – duas aplicadas à Câmara Municipal de
AF e uma ao Diretor Artístico da Associação Cultural Sete Sóis Sete Luas. Os três guiões integraram perguntas diretas, abertas e follow up.
Foi com recurso a estes instrumentos que selecionamos, recolhemos e analisamos os dados, para posteriormente lançar hipóteses de modelos de inovação/ estímulo à criação em ambientes rurais.
Em relação aos resultados expectáveis, este trabalho não permitirá a generalização de resultados para outros contextos, mas possibilitará lançar hipóteses para um modelo de inovação em ambientes rurais, que estimule a instalação de clusters criativos e redes locais para o fomento da visibilidade e sustentabilidade desses territórios.

Palavras-chave


Indústrias culturais e criativas em contexto rural; a rede cultural Sete Sóis Sete Luas em Alfândega da Fé

Texto Completo:

PDF


...............................................................................................................

.:: LASICS ::.
Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
Universidade do Minho